Dias de sol para Vitória (ES)

27/06/2017 às 22:21
por Josélia Pegorim

Atualizado 10/07/2017 às 11:01

Oferecimento
Chuva de junho dobrou a média histórica do mês

O sol reapareceu forte sobre a Grande Vitória e por todo o Espírito Santo na manhã desta quarta-feira, depois de uma semana com predomínio de céu nublado e chuva.

 

A instabilidade enfraqueceu com influência de um sistema de alta pressão atmosférica que começou a ganhar força na costa da Região Sudeste nesta quarta-feira. A mudança na circulação dos ventos provocada por este sistema fez a umidade e a nebulosidade diminuírem. O dia segue com sol e tempo firme em praticamente todo o Espírito Santo. Só há previsão de um pouco de chuva para áreas capixabas próximas do sul da Bahia.

A madrugada foi um pouco fria por todo o Espírito Santo, mas com o sol forte, a temperatura subiu rapidamente. Por volta das 11 horas, a temperatura na região de Vitória já estava em torno dos 25°C.

 

Tarde mais fria do ano

A tarde da terça-feira, 27 de junho, foi a mais fria deste ano até agora em Vitória. A temperatura máxima foi de 21,8°C pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. O recorde anterior de menor temperatura máxima era de 22,9°C, em 21 de maio.

 

A queda da temperatura foi consequência da chuva persistente e do excesso de nebulosidade que predomina na região da Grande Vitória, em por quase todo o Espírito Santo há uma semana. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, as maiores temperaturas no estado na terça-feira, 27, não superaram os 26°C. Linhares teve máxima de 25,8°C e São Mateus, 25,6°C.

 

Chuva de junho dobra a média em 7 dias

Sem ventania e sem raios, a chuva praticamente não deu trégua em Vitória desde o dia 21 de junho, quando os ventos de uma frente fria alcançaram o Espírito Santo. Tecnicamente esta frente fria deixou a costa capixaba no dia 22, mas uma combinação de circulação de ventos em vários níveis da atmosfera forçou a concentração de umidade que vem alimentando as nuvens de chuva. Além disso, nos últimos dias, bandas de nuvens de chuva sem raios avançaram do mar para o Espírito Santo. O resultado é que do dia 21 até 20 horas do dia 27 de junho, Vitória acumulava 123,6 mm de chuva, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Isto representa o dobro da média de chuva normal para junho em Vitória, que varia de 60 mm a 65 mm.

 

 

Sol à vista 

Desde o dia 23 de junho, a região entre o litoral do Espírito Santo e da Bahia sente os efeitos e uma circulação ciclônica de ventos que ocorre em um nível médio da atmosfera, em torno de 6 mil metros. A circulação ciclônica (sentido horário) força a concentração de umidade, gera muitas nuvens e chuva. No decorrer desta quarta-feira, 28 de junho, uma circulação anticiclônica (anti-horária) avança para a costa de São Paulo e do Rio De Janeiro e já começará a influenciar o Espírito Santo. A circulação anticiclônica é o contrário da circulação ciclônica e atua no sentido de diminuir a umidade, a nebulosidade e também a chuva. Assim, o tempo começa a ficar menos chuvoso nesta quarta-feira e os capixabas vão poder contar com o sol na quinta, na sexta-feira e no sábado. Mas a população deve ficar atenta com a previsão do tempo para o fim de semana, pois há previsão de chegada de frente friae mudanças no tempo no domingo.

 

Entenda mais sobre altas e baixas pressões atmosféricas

 

 

 

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

25°
min

34°
max

25mm / 90%