Qualidade do ar piora em SP

28/06/2017 às 12:26
por Josélia Pegorim

Atualizado 28/06/2017 às 13:38

Oferecimento
Capital está sem chuva há quase 15 dias

A falta de chuva e o ar parado dos últimos dias já começaram a refletir na qualidade do ar no estado de São Paulo. Na manhã desta quarta-feira a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) registrava qualidade do ar moderada em vários locais da capital e do interior paulista. Na região de Cubatão, região industrial e petroquímica na Baixada Santista, no litoral, a qualidade do ar ruim foi detectada desde ontem.

Na maioria dos casos, a piora da qualidade do ar era devido ao aumento da concentração de material particulado MP10 e MP2,5. Isto significa que o ar que os paulistas estão respirando está mais empoeirado. O pior poluente é o MP2,5, pois representa um conjunto de partículas menores e mais finas que penetram mais facilmente pelo aparelho respiratório humano. Este tipo de poluente pode chegar a parte mais delicada do pulmão que são os alvéolos.

 

Sem chuva

A Grande São Paulo está praticamente sem chuva há 13 dias. Na capital, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia no Mirante de Santana, na zona norte da cidade, a última chuva relevante, que foi suficiente para limpar o ar, ocorreu nos dias 13 e 14 de junho. Nestes dois dias, o Mirante acumulou quase 18 mm. Na virada do outono para o inverno, entre os dias 20 e 21 de junho, chuviscou em algumas áreas da Grande São Paulo.

A maior influência de um sistema de alta pressão atmosférica nos últimos dias reduziu a velocidade dos ventos e a umidade.

 

 

 

 

 

Frente fria

O tempo seco e ensolarado e a situação de pouco vento persistem por todo o estado de São Paulo até a sexta-feira. Até lá, a qualidade do ar pode piorar em todas as regiões do estado.

Mas mudanças no tempo são esperadas para o fim de semana, o primeiro de julho de 2017, por causa da passagem de uma frente fria pelo litoral paulista. Esta frente fria não vai conseguir aumentar a umidade e nem provocar chuva por todo estado, mas ventos moderados vão ser sentidos em todas as regiões. A chuva desta frente fria vai cair fraca a moderada apenas no sul e no leste do estado atingindo a Grande São Paulo, o litoral, os Vales do Paraíba e do Ribeira. Áreas como Campinas, Bauru, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e Presidente Prudente devem sentir só o aumento dos ventos.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

30°
max

0mm / 0%