Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Saiba a diferença entre gripe e resfriado!

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Durante o Inverno, é preciso se aquecer em ambientes fechados, que são locais perfeitos para ocasionar surtos de gripe e resfriados. O tempo frio e seco dificulta a dispersão de poluentes, o que irrita as mucosas respiratórias, deixando-as secas e diminuindo o muco natural que ajuda a proteger e manter as vias aéreas úmidas. Essa falta de proteção natural facilita a entrada de vírus e bactérias causando a gripe viral e o resfriado. Além disso, devido ao frio, as pessoas costumam se aglomerar, tornando mais fácil a transmissão de vírus.

 

Começam os espirros, tosse...mas será que é gripe ou resfriado? É normal confundir os dois. No entanto, são doenças diferentes!

 

Diferença entre gripe e resfriado

 

 

A gripe comum é uma doença respiratória atemporal e altamente contagiosa causada pelo vírus Influenza. Seu contágio é obtido principalmente pelas vias aéreas através de gotículas de secreção contaminadas lançadas no ar por espirros e tosses ou contaminação direta por falta de higiene correta.

 

Os principais sintomas da gripe viral são a febre contínua e acima dos 38,5ºC, calafrios, dores musculares e de cabeça, congestão nasal e irritação na garganta que podem durar até duas semanas, mas em alguns casos ocorrem complicações graves como a pneumonia. Crianças, idosos, pessoas com sistema imunológico comprometido, portadores de doenças crônicas e transplantados são mais propensos a ter complicações em decorrência da gripe.

 

Já sabe a previsão para o inverno 2018? Confira!

 

Enquanto a gripe é causada pelos vírus Influenza, o resfriado é causado por mais de 200 tipos diferentes de vírus altamente contagiosos e os mais comuns pertencem à família do Rinovírus.

 

A forma de contágio do resfriado é a mesma da gripe viral e os sintomas aparecem cerca de dois ou três dias após a exposição ao vírus. Os sintomas mais comuns são: coriza com secreção nasal transparente, leve cansaço, espirros, tosse, dor ou coceira na garganta, olhos lacrimejantes, febre baixa ou de curta duração e dores no corpo.

 

Muitos dizem que é o frio que nos faz ficar resfriados ou gripados e essa não é uma afirmação verdadeira. O frio nos faz ficar em ambientes fechados e com a circulação de ar reduzida, o que contribui para a transmissão de vírus e bactérias.

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias