Frio diminui devagar no Grande Rio

06/07/2017 às 15:41
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar polar intenso se afasta do Brasil

A temperatura teve uma brusca queda na região da cidade do Rio De Janeiro desde o início de julho. Os termômetros não passaram dos 26°C pelas medições do Instituto Nacional de Meteorologia. O excesso de nebulosidade e a chuva eventual dificultaram ainda mais a elevação da temperatura, mesmo com a presença do sol. Nesta quinta-feira, a mínima foi de 12,7°C na Vila Militar e a máxima de 26,0°C, em Santa Cruz, segundo o INMET

 

Mas para quem já está se sentindo quase um pinguim, a previsão para os próximos dias é animadora! O ar polar intenso já começou a se afastar do Brasil e a temperatura sobe também no Rio de Janeiro. Mas o aquecimento do ar será lento e ainda não dá para pensar no calor de mais de 30°C pelo menos até meados da próxima semana.

 

A previsão é de dias de sol e temperatura agradável à tarde, mas as madrugadas até domingo ainda serão frias. Não tão geladas como nos últimos dias, mas ainda frias na cidade do Rio e em todo o Grande Rio. Para esta sexta-feira há possibilidade de alguma chuva rápida na madrugada e pela manhã, mas que não deve ocorrer de forma generalizada sobre o Grande Rio. Não deve chover no fim de semana.

 

 

Niterói e Rio de Janeiro com muito sol em 6/7/17

 

Chuva nos Lagos e litoral norte

A região dos Lagos e o litoral norte do estado do Rio de Janeiro ainda podem ter pancadas de chuva com fraca a moderada intensidade nesta sexta-feira e no fim de semana, mas sem raios. A chuva vem de nuvens baixas que chegam do mar e a direção dos ventos no fim de semana deve fazer com que estas nuvens cheguem a estas regiões, mas não mais ao Grande Rio.

 

Semana gelada no RJ

A sensação de frio vem persistindo sobre todo o estado do Rio de Janeiro desde o início de julho quando uma forte e grande massa de ar frio de origem polar que chegou ao Brasil. Esse ar gelado está sobre o mar e tem influência direta em todo o estado do Rio. Por causa desta forte massa de frio, a cidade do Rio de Janeiro registrou suas menores temperaturas de 2017 até agora nos primeiros dias de julho. A menor temperatura do ano foi 10,3°C no dia 4 de julho e a tarde mais fria, com a menor temperatura máxima foi a do dia 2 de julho, com máxima de apenas 22,1°C.

No estado do Rio de Janeiro, a temperatura esta semana já chegou aos 2,2°C na região de Salinas, zona rural de Nova Friburgo. Mas em 27 de junho, o termômetro marcou 1,8°C neste mesmo local

 

Por que tanto vento e tanto frio no início de julho?

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

13°
min

27°
max

0mm / 0%