Ar seco bloqueia frente fria

11/07/2017 às 16:30
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Umidade do ar cai mais em todas as Regiões do país

Uma grande massa de ar seco predomina sobre o Brasil, como é comum nesta época do ano. A atmosfera seca inibe a formação e o crescimento das nuvens e afasta a chuva.

 

 

Esta massa de ar seco está forte sobre o país e causa um bloqueio na circulação atmosférica sobre a América do Sul dificultando a passagem da chuva e do ar das frentes frias pelo Sul do Brasil.

Por causa deste bloqueio, as nuvens de uma frente fria que mudou o tempo em muitas áreas do Rio Grande do Sul na terça-feira, 11 de julho, não conseguiam se espalhar nem sobre Santa Catarina.

Este ar seco é associado a presença de um grande sistema alta pressão atmosférica e que vai continuar sobre o Brasil por vários dias ainda. Para romper o bloqueio atmosférico causado por esta massa de ar seco será preciso outro sistema de alta pressão atmosférica forte, de origem polar. A expectativa é de que isto aconteça no começo da segunda quinzena de julho.

 

 

 

 

Umidade do ar baixa

Os níveis de umidade do ar baixaram um pouco mais em todas as Regiões do Brasil. Na imagem de satélite, o tom de marrom que predomina sobre o Brasil representa áreas com pouca ou nenhuma nebulosidade por causa da forte atuação da massa de ar seco.

 

 

 

 

 

Por volta das 15 horas da terça-feira, 11 de julho, níveis de umidade relativa do ar entre 20% e 30% eram observados em várias áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Norte e do Nordeste do Brasil.

 

 

 

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

 

 

Lua cheia em Palmas (TO) - 08/07/17

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

33°
max

5mm / 90%