Nevoeiro complicou tráfego aéreo durante a madrugada

13/07/2017 às 08:37
por Josélia Pegorim

Atualizado 13/07/2017 às 08:39

Oferecimento
Fenômeno afeta aeroportos em capitais do Sul

Os principais aeroportos do Brasil localizados nas capitais do Sul amanheceram com restrição de visibilidade por causa do nevoeiro, complicando o tráfego aéreo na manhã desta quinta-feira.

 

O nevoeiro se formou nos aeroportos internacionais de Porto Alegre e de Curitiba. Durante a madrugada a menor visibilidade era de 400 metros no aeroporto de Afonso Pena, na Grande Curitiba. Às 8h da manhã o alcance visual já subiu para 5000 metros. No aeroporto Salgado Filho, na Grande Porto Alegre a pior situação foi durante a madrugada, onde a visibilidade local era de 300 metros. Às 8h da manhã desta quinta-feira a visibilidade já era de 900 metros. 

 

 

 O nevoeiro se formou por causa da subsidência criada por um grande sistema de alta pressão atmosférica que predomina sobre o Brasil. A subsidência causa maior perda radiativa (que é perda de calor para o espaço), o que faz com que o ar perto do solo esfrie mais. O resfriamento condensa o ar úmido perto da superfície e o nevoeiro se forma.


Nos aeroportos do Rio De Janeiro e São Paulo também amanheceram com restrição de visibilidade, no entanto, só houve registro de névoa na manhã desta quinta-feira.

 

Saiba a diferença entre névoa úmida, névoa seca e nevoeiro 

 

O nevoeiro se dissipa naturalmente com o gradual aquecimento do ar e depois o sol predomina no decorrer do dia.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%

Porto Alegre - RS

14°
min

24°
max

5mm / 90%