Sexta-feira de sol na Grande SP

20/07/2017 às 19:38
por Josélia Pegorim

Atualizado 21/07/2017 às 08:06

Oferecimento
Ar polar intenso se afasta e temperatura sobe

A sexta-feira começou com muita umidade em todo o sul e no leste de São Paulo. O litoral, a Grande São Paulo e áreas dos Vales do Paraíba e do Ribeira amanheceram com céu nublado com muita névoa e até nevoeiro. O sol aparece a partir do meio da manhã e predomina a tarde. Mas a névoa pode voltar a se formar no fim da tarde.

 

Nas outras regiões do estado, o sol fica forte desde cedo. Não há previsão de chuva.

O fim de semana será com predomínio de sol no estado de São Paulo, mas a névoa e o nevoeiro podem se formar no começo da manhã em várias áreas, incluindo a Grande São Paulo. 

Confira mais detalhes da previsão para São Paulo

 

Foto: Marcelo Pinheiro,  São Paulo/SP - Sol na manhã desta sexta-feira 21/07/17 

Temperatura

O ar polar intenso se afasta do Brasil e a temperatura sobe nos próximos dias também no estado de São Paulo. A noite e o amanhecer ainda serão frios,  mas as tardes ficam agradáveis até com a sensação de um pouco de calor. 

Todo o estado de São Paulo esquentou. A tarde da quinta-feira, 20, foi 4°C a 8°C mais quente, em média, do que a tarde da quarta-feira. Na capital, a temperatura subiu 9°C! A máxima no dia 20 foi de 23,8°C e no dia 19 de 13,8°C, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

Saiba a diferença entre névoa úmida, nevoeiro e névoa seca

 

Névoa forte no fim da tarde de quinta-feira, 

Várias áreas na cidade de São Paulo e da Grande São Paulo terminaram a tarde de quinta-feira, 20 de junho, com uma forte névoa. A brusca redução da visibilidade no horizonte foi sentida nos aeroporto de Congonhas, na zona sul da capital, que passou da situação de ótima visibilidade às 16 horas para 4500 metros às 17h20. Às 18 horas, a visibilidade baixou para 3500 metros.

No complexo das rodovias Anchieta e Imigrantes, que liga a Grande São Paulo à Baixada Santista, a redução da visibilidade ocorreu mais cedo. A concessionária que administra estas rodovias implantou a operação comboio na via Anchieta por volta das 15 horas e o esquema especial ainda estava em vigor às 16 horas.

A região do Vale do Ribeira também sentiu este aumento de umidade e a formação da névoa na tarde desta quinta-feira.

 

 

 

 

Como a névoa se formou?

A forte névoa que encobriu parte da Grande São Paulo, do litoral e do Vale do Ribeira se formou por causa da grande entrada de umidade marítima que ocorreu com a mudança na direção dos ventos. Os ventos da direção nordeste, do continente para o mar, predominavam no começo da tarde e mudaram para as direções sul e sudeste, do mar para o continente, a partir do meio da tarde. Além de trazer umidade para o sul e para o leste de São Paulo, estes ventos de sul/sudeste trouxeram também ar frio que fizeram a temperatura baixar rapidamente. No aeroporto de Congonhas, a temperatura baixou de 20°C às 16 horas para 15°C às 17h. O excesso de umidade e a queda da temperatura formaram a névoa.

  

As fotos mostram a evolução da névoa sobre Santo André, cidade na parte sul da Grande São Paulo

 

Por volta das 16h30

Foto: Aline Tochio, Santo André/SP - forte névoa no fim da tarde de 20/7/17

 

Por volta das 17h30

Foto: Michele Morais, Santo André/SP - forte névoa no fim da tarde de 20/7/17

 

 

Foto: Valdir Hermann, Santo André/SP - forte névoa no fim da tarde de 20/7/17

 

 

O que acontece no BR depois do frio intenso?

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

Um meteorologista para satisfazer a sua curiosidade! Confira em  #pergunteaometeorologista

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

22°
min

32°
max

15mm / 90%