Vento passa de 100 km/h no RS

08/08/2017 às 11:47
por Maria Clara Machado

Oferecimento
Semana vai terminar com mar muito agitado na Região

A terça-feira (8) fica em atenção no Sul do Brasil com as fortes rajadas de ventos, que aumentam sobre a Região desde a madrugada. Os ventos já passaram dos 100 km/h no Rio Grande do Sul e provocou transtornos como queda de árvores, postes e interrupção na energia elétrica. 

 

Ventos fortes

São Gabriel (RS) registrou a rajada de vento mais forte até o momento com 106 km/h na madrugada, segundo medições do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Quaraí (RS) registrou ventos de 98 km/h próximo da meia noite. Em Caçapava do Sul (RS) as rajadas chegaram a 95 km/h, em Santana do Livramento (RS) 86 km/h, em Tramandaí (RS) 80 km/h e em Bom Jardim da Serra (SC), no Morro da Igreja, 94 km/h

 

A formação de uma frente fria e de um novo ciclone extratropical está espalhando nuvens carregadas sobre o Sul do Brasil. Hoje, há previsão de pancadas de chuva sobre várias áreas do Rio Grande do Sul. O sol ainda aparece forte sobre Santa Catarina e o Paraná, mas a partir da tarde podem ocorrer algumas pancadas de chuva em áreas catarinenses. O oeste, sul e leste do Paraná, devem ter chuva só a noite. 

 

"Mesmo sem a chuva, o que chama a atenção hoje é a ventania", alerta a meteorologista Josélia Pegorim. O Rio Grande do Sul e Santa Catarina ainda podem ter rajadas de vento entre 70 a 100 km/h no decorrer do dia. No Paraná, as rajadas mais fortes poderão variar entre 60 a 90 km/h. 

 

Amanhã (9), a frente fria e o ciclone extratropical já formados se afastam para o oceano e os ventos diminuem de intensidade sobre todo o Sul. Ainda pode chover, com fraca a moderada intensidade, pelo litoral, nas capitais Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba, e na região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Não há expectativa de queda acentuada nas temperaturas com a passagem dessa frente fria.  

 

Atenção!

Outra situação de ventos fortes ainda está prevista para esta semana. A partir de quinta-feira (10), os ventos aumentam novamente sobre o Sul e a semana vai terminar com o mar extremamente agitado e alerta de ressacas fortes por toda a costa da Região. 

 

Veja também:

Duas frentes frias chegam ao BR até o dia 15 de agosto

 

NOTÍCIAS DOS USUÁRIOS

por Allison Pires dos Santos
06/11/21 às 08:09

chuvarada

tarde de muita chuva e alagamentos em slz

por Rafael Oliveira
06/03/21 às 07:36

Frio em Curitiba!

Noite de frio em Curitiba!
Tarde com sol

por Santos Albuquerque
06/03/21 às 02:18

Tarde com sol

Calor na Capital
ENVIE SUA FOTO OU NOTÍCIA

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

12°
min

20°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS


min

18°
max

0mm / 0%