Será que a chuva chega a Belo Horizonte deste vez?

11/08/2017 às 22:28
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Mais uma frente fria chega ao Sudeste do Brasil nos próximos dias

Não chover em junho, julho e em agosto é comum na maioria das áreas da Região Sudeste. São os meses de estiagem, com médias de chuva climatológicas muito baixas, que em geral não superam os 50 milímetros.

 

A falta de chuva prolongada deixa o ar muito seco, o que é desejável para a colheita do café e o corte da cana que são feitos no inverno, mas causa bastante desconforto para a saúde humana. Assim, toda a vez que se anuncia a chegada de uma frente fria ao Sudeste nestes meses de estiagem, renova-se a esperança de um pouco de chuva pelo menos para aliviar a secura do ar e baixar a poeira, melhorando a qualidade do ar.

Muitas frentes frias deixam muita umidade e chuva nas áreas próximas ao mar, no leste da Região Sudeste, mas poucas conseguem fazer chover no interior da Região. Capitais como São Paulo, Rio de Janeiro e Vitória conseguem quase sempre receber um pouco de chuva na passagem das frentes frias por serem cidades litorâneas, ou muito próximas do mar, como a capital paulista. Mas para a umidade e a chuva chegar a Belo Horizonte é muito mais difícil.

 

Uma nova frente fria avança para o Sudeste do Brasil no começo da segunda quinzena de agosto, mas será que a chuva chega a Belo Horizonte desta vez?

 

 

 

Períodos chuvosos ruins

Belo Horizonte é uma das capitais brasileiras que ainda não se refez completamente dos problemas com a baixa pluviosidade nos últimos três períodos chuvosos. A época de chuva na capital mineira é entre novembro e março. Se a chuva falha nestes meses, a chance de recuperação da chuva no outono e no inverno é quase nula. Se o período chuvoso falha, é com menos chuva do que normal por vários anos, instala-se uma crise hídrica. Foi o que ocorreu em Belo Horizonte nos últimos anos.

 

 

 

 

No período de novembro de 2013 a abril de 2017, um total de 41 meses, apenas 12 tiveram chuva igual ou acima da média climatológica. Entre estes 12, apenas 5 efetivamente estavam dentro do período chuvoso normal.

 

 

 

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Saiba o que é SMAC: Sistema de Monitoramento e Alerta Climatempo

 

RelClima: previsão climática para ajudar você a planejar seu negócio

 

 

Foto: Lucas Pedro dos Santos, Belo Horizonte, MG

 

 

 

FASES DA LUA

  • Nova
    19/10
  • Crescente
    27/10
  • Cheia
    05/10
  • Minguante
    12/10

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06