Alerta para mais chuva em MS, PR e SP

16/08/2017 às 12:59
por Angela Ruiz

Oferecimento
Risco de alagamento é alto

Áreas de instabilidade que se formaram no Paraguai associadas à circulação de ventos em médios níveis da atmosfera, estão sendo reforçadas por um sistema de baixa pressão, um cavado, o jato subtropical e uma frente fria estacionária em alto mar. Todos estes sistemas estimulam as condições para mais chuva no Mato Grosso do Sul, Paraná e São Paulo até quinta-feira (17).

 

Alerta para mais chuva

Nuvens carregadas vão continuar se formando sobre estes estados e a chuva ao longo do dia varia de intensidade, às vezes fraca outras vezes forte e grossa. Para os padrões de Inverno, a expectativa é de volumes bem expressivos. Algumas localidades podem registrar até pontos de alagamentos, como é o caso de Campo Grande e a cidade de São Paulo.      

 

Toda instabilidade também influencia o sul de Minas Gerais, Vale do Paraíba, serra da Mantiqueira e o Rio de Janeiro. Nestas áreas, as condições de chuva aumentam nesta quinta-feira (17), com risco de chuva forte e potencial para alagamentos, inclusive na região serrana fluminense.

 

No leste do Acre, no sul Rondônia e de Mato Grosso e na divisa de Mato Grosso do Sul com o sul de Goiás, as instabilidades também irão se organizar e ajudar a formar mais nuvens que provocam chuva a qualquer hora, mas não chegam a esconder completamente o sol.

 

Volumes acumulados

Desde terça-feira (15), muitos volumes de chuva estão sendo registrados. A tabela abaixo mostra os maiores volumes de chuva registrados no Brasil entre 9 horas da manhã do dia 15/08 até 9 horas desta quarta-feira, dia 16, segundo o Inmet. Repare que MS, SP, PR é que registram os maiores volumes, dentro deste período de 24 horas. Observe:

 

 

Sem chuva 

Por outro lado, a maior parte do Nordeste do Brasil, centro norte de Minas Gerais, Espírito Santo, Goiânia, Distrito Federal e o Tocantins estão sob a influência da massa de ar seco que mantem o tempo firme sem chuva.  Nestas áreas, a população deve estar atenta aos baixos níveis de umidade relativa do ar que podem registrar valores abaixo de 30%.   

 

Atenção, fique ligado!

Os meteorologistas da Climatempo, adiantam que no próximo fim de semana, a passagem de uma frente fria continental rápida, mas de forte intensidade traz chuva novamente para o centro-sul do país. Associada a este sistema uma massa de ar polar forte promete esfriar até o sul da Região Norte. 

 

Não perca nenhuma notícia sobre o tempo. Veja aqui 

Veja também: Acompanhe o volume estimado para os próximos dias 

Acompanhe o deslocamento do sistema com a imagem de satélite 

 

Foto: Claúdio - Presidente Prudente/SP

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

13°
min

23°
max

0mm / 0%

Rio de Janeiro - RJ

12°
min

27°
max

0mm / 0%