Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Naufrágio na Bahia

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

3 min de leitura

Oferecido por

Uma lancha naufragou em Vera Cruz, na região metropolitana de Salvador (BA) e provocou a morte de pelo menos 18 pessoas. A embarcação, chamada de Cavalo Marinho I, transportava 120 pessoas, das quais 4 eram tripulantes. As buscas pelas vítimas continuam durante essa sexta-feira (25) e pode ser prejudicada pela chuva.

 

Condições do tempo no acidente

Havia chuva em todo o leste da Bahia, inclusive na região metropolitana, a responsável pelo tempo instável era a borda de um sistema de alta pressão atmosférica que empurra o ar úmido e frio.

Esse mesmo sistema de alta pressão, associado com uma baixa pressão atmosférica no meio do Atlântico Sul, favorecida a formação de uma pista de ventos que deixava o mar agitado.






Estima-se que as ondas no local chegam ao máximo aos 1,5 metros, o que não caracteriza uma situação de ressaca. Inclusive, por conta do mar agitado no início da semana, essa mesma travessia já havia sido fechada.

O oceanógrafo da Climatempo, Luis Marton comentou que não é somente a altura significativa de uma onda que pode provocar acidentes no mar.

 

“O intervalo da onda também é um fator importante. Nesse caso o período de pico, tempo entre duas cristas consecutivas, era de aproximadamente 9 segundos. Uma embarcação, recebendo ondas sucessivas de um lado e com a população de abrigando no outro, pode ser desestabilizada em tais condições.”



Tempo instável pode prejudicar buscas

O grande problema ao longo do dia de hoje sobre a região das buscas é que o tempo segue instável. A alta pressão atmosférica continua enviando ar úmido em direção à costa da Bahia o que mantém o céu carregado e a chuva persistente a qualquer momento. Em alguns momentos a chuva pode variar de intensidade e vir com força, há a possibilidade de intensificação das rajadas de vento locais.

 

Saiba mais sobre o naufrágio no Rio Xingu no PA

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias