Furacão ruma para Flórida após devastar o Caribe

08/09/2017 às 12:28
por Redação

Oferecimento
Irma perde força, mas continua "extremamente perigoso", segundo autoridades.

Irma perde força, mas continua "extremamente perigoso", segundo autoridades. Com ventos de 250 quilômetros por hora, furacão se move em direção aos Estados Unidos, onde dezenas de milhares devem deixar suas casas.

 

O furacão Irma, que atravessa o Caribe, perdeu força nesta sexta-feira (08/09), mas se move com ventos de 250 quilômetros por hora em direção à Flórida, passando por Cuba e pelas Bahamas.

 

O Centro Nacional de Furacões (NHC, em inglês) dos Estados Unidos, informou que rebaixou o furacão ao segundo nível mais alto, de categoria 4, mas ainda o classifica de "extremamente perigoso".

 

Como um furacão da categoria 5, a mais alta, com velocidade do vento de quase 300 quilômetros por hora, o Irma causou danos graves em várias ilhas do Caribe. O furacão foi considerado um dos mais fortes da história e o mais potente já registrado no Atlântico.

 
   Destroços após a passagem do Furacão Irma em Porto Rico 

 

Ao menos 19 mortos foram contabilizados na região, ameaçada por mais dois furacões.O Irma é esperado deve chegar neste sábado à costa sul do estado da Flórida, após passar pelas costas norte da República Dominicana e do Haiti, além das ilhas Turcas e Caicos.

 

Segundo estimativas iniciais de organizações de assistência, no Haiti e na República Dominicana o Irma causou menos danos do que era temido. Cerca de 200 casas foram totalmente destruídas na República Dominicana, mas não foram registrados mortos.

A região norte do Haiti, entretanto, pode vir a sofrer inundações, segundo especialistas.

 

A população do Haiti, um dos países mais pobres da região, ainda sofre os efeitos do terremoto de 2010 e do furacão Matthew, de 2016. "O problema básico dos haitianos é que eles não podem confiar em seu Estado", avaliou o porta-voz internacional da Caritas, Achim Reinke.

 

As autoridades da Flórida e da vizinha Geórgia exigiram que dezenas de milhares de pessoas nas áreas costeiras deixassem suas casas. Uma retirada obrigatória de residentes da costa atlântica da Geórgia foi agendada para começar no sábado, segundo o governador do estado, Nathan Deal.

 

Em Miami, centenas fizeram filas para comprar garrafas de água, e carros também se enfileiraram para abastecer em postos de gasolina nesta quinta-feira. Escassez de mantimentos foi registrada na área metropolitana de Miami-Fort Lauderdale.

 

A tempestade chega duas semanas depois que o furacão Harvey atingiu o Texas, deixando cerca de 60 mortos e causando danos estimados em até 180 bilhões de dólares nos estados do Texas e Louisiana.

 

 

MD/efe/afp/ap