Semana de sol e calor no RJ e em SP

10/09/2017 às 12:56
por Bianca Lobo

Atualizado 11/09/2017 às 10:04

Oferecimento
Massa de ar seco impede o avanço de frentes frias

Nesta semana Rio De Janeiro e São Paulo prosseguem sob o domínio de uma forte massa de ar seco, que bloqueia as frentes frias no sul do Brasil. No mapa a seguir é apresentada a previsão de acumulado de chuva para o período entre 11 e 15 de setembro (entre segunda e sexta-feira). Como é possível observar, há previsão de volumes significativos sobre o Rio Grande do Sul, chegando a passar de 100 mm em algumas áreas do estado. Já em grande parte da região central do Brasil o tempo deverá permanecer seco.

 

 

São Paulo

 

A expectativa é de que a capital paulista passe a semana com temperaturas de 30°C ou mais durante a tarde. As madrugadas e início de manhã ficam com temperatura amena, já que com a falta de nebulosidade o calor da superfície é rapidamente perdido para a atmosfera. No domingo, dia 10 de setembro, a qualidade do ar já estava moderada na maior parte das estações da CETESB e a falta de chuvas deve manter a qualidade do ar prejudicada nos próximos dias.

 

Além da temperatura elevada durante a tarde, a umidade do ar continuará a registrar valores abaixo de 40%. Protetor solar e garrafas de água são companheiros inseparáveis da semana.

 

Rio de Janeiro

 

A cidade do Rio de Janeiro vai ter tardes quentes, com temperaturas máximas previstas maiores ou iguais a 33°C ao longo da semana. O dia mais quente deverá ser na sexta-feira, com temperatura máxima esperada de 37°C. Só há previsão de um pouco mais de nebulosidade apenas na manhã de quarta-feira, devido a mudança de direção do vento provocada pela passagem de uma frente fria pelo mar.

 

Belo Horizonte

 

A Grande BH também tem uma semana de sol forte e tempo firme. O último registro de chuva na capital mineira pelo INMET foi feito no dia 13 de junho. Dessa forma, Belo Horizonte deverá completar nessa semana mais de 90 dias sem chuva.

 

Vitória

 

Vitória é a única capital do Sudeste com previsão de chuva nessa semana, entretanto que ocorre apenas com fraca intensidade e de forma passageira. A maior quantidade de nuvens sobre a região deverá manter a temperatura amena. Os ventos provocados por um sistema de alta pressão com centro no oceano mantém o vento soprando com até moderada intensidade na faixa leste do Espírito Santo.

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

25°
min

34°
max

25mm / 90%