Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Grande contraste de umidade e de temperatura em MS

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Grande contraste de umidade e de temperatura em MS

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    4 min de leitura

    Oferecido por

    Um forte contraste de umidade e de temperatura do ar podia ser observado no estado de Mato Grosso do Sul no começo da tarde de 15 de setembro. A fronteira com o Paraguai tinha umidade acima de 60% e temperatura abaixo de 25°C, enquanto que nas demais regiões do estado, o calor superava os 35°C. Os níveis de umidade relativa do ar estavam pouco acima dos 10% em áreas próximas de Goiás e de Mato Grosso.

     

    A imagem de satélite de 12h30 local captada pelo satélite meteorológico GOES 13 serve de base para os valores de temperatura e de umidade relativa do ar observados às 13 horas local pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

     

     

    Umidade relativa do ar às 13 horas local em MS, em 15/9/17

     

     

    Temperatura do ar às 13 horas local em MS, em 15/9/17
     

    A passagem de uma frente fria pelo Sul do Brasil fez com que um ar úmido e frio chegasse até a fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. Por isso a temperatura caiu muito e a umidade aumentou nesta parte do estado. Mas nas outras áreas do estado, o ar seco e muito quente predominava.

    Em Ponta Porã, a temperatura ao meio dia do dia 15 de setembro era de 24°C e no mesmo horário no dia 14 era de 33°C. Em Porto Murtinho e em Bela Vista, a temperatura caiu de 34°C ao meio-dia do dia 14 de setembro para 20°C no mesmo horário desta sexta-feira.

     

     

    Nesta sexta-feira (15), o deslocamento de uma frente fria pelo Sul do Brasil ajuda a espalhar umidade sobre o sul e oeste de Mato Grosso do Sul. As pancadas de chuva acontecem de forma bem isolada à partir do fim da tarde. Ao longo do dia ainda faz sol. Vale lembrar que não é chuva generalizada, mas com o aumento da umidade aquele calorão dos últimos dias tem uma ligeira queda.

     

    Nas demais áreas da Região Centro-Oeste, o dia será de sol forte e muito calor com temperaturas que podem chegar aos 40°C em algumas localidades. Os níveis de umidade ficam próximo ao de deserto entre 10 e 20%.

     

    O último fim de semana do Inverno, será menos quente em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sem previsão de chuva. No sábado (16), principalmente o oeste dos dois estados terão um dia com mais nebulosidade, ainda por causa da passagem da frente fria. O vento sopra mais fresquinho e ajuda a aliviar o calorão dos últimos dias. Em Goiás, muito calor e tempo seco.  

     

    No domingo (17), a umidade diminui e o ar volta a aquecer Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. O dia será de sol forte e temperaturas elevadas, inclusive em Goiás e Distrito Federal. Pelo menos até o dia 19/09, a massa de ar seco continua atuando sobre a Região e não há expectativa de chuva.

     

    Veja também: Tempo seco favorece a colheita de algodão no Mato Grosso 

     

    Foto: Maria Garcia - Bandeirante - MS

     

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias