Primavera 2017 na Região Centro-Oeste

21/09/2017 às 18:07
por Josélia Pegorim

Oferecimento
22 de setembro a 21 de dezembro

A primavera começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 17h02 (de Brasília) e vai até 21 de dezembro, às 14h28 (horário brasileiro de verão).

 

Para toda a Região Centro-Oeste do Brasil, a primavera é caracterizada pelo aumento gradativo da umidade do ar e o retorno das pancadas de chuva. Sendo uma das Regiões mais importantes para a produção agropecuária do país, a chuva da primavera é fundamental no Centro-Oeste para possibilitar a renovação dos pastos e o bom desenvolvimento da safra de grãos de verão.

Mas fazer muito calor e chover pouco no começo da primavera é normal no Centro-Oeste. A frequência da chuva aumenta no decorrer da estação e em muitos anos culmina na "invernada", que é um período prolongado de chuva generalizada e volumosa que acontece quando se forma o fenômeno ZCAS - Zona de Convergência do Atlântico Sul. O aumento da nebulosidade e a chuva aliviam o calor.

 

O Centro-Oeste deve ter o retorno da chuva no começo da primavera e há chance de invernada em 2017.

 

Confira o resumo das condições esperadas para estação na Região Centro-Oeste

 

 

Região Centro-Oeste: resumo da previsão para a primavera 2017

 

O meteorologista Alexandre Nascimento comenta a tendência climática para a primavera 2017 na Região Centro-Oeste elaborada pela Climatempo.

 

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

27°
max

8mm / 90%