Primavera 2017 na Região Norte

21/09/2017 às 23:07
por Josélia Pegorim

Oferecimento
22 de setembro a 21 de dezembro

A primavera começa oficialmente no dia 22 de setembro, às 17h02 (de Brasília) e vai até 21 de dezembro, às 14h28 (horário brasileiro de verão).

 

Para os estados do Acre, Rondônia, Tocantins e na porção sul do Amazonas e do Pará, a primavera marca a volta das pancadas de chuva. Mas na porção mais ao norte da Região Norte como na região Belém, o Amapá, Roraima, região dos rios Amazonas, Solimões e Negro, a primavera é a época de diminuição da chuva, é o período mais seco do ano. A frequência da chuva diminui bastante.

Em áreas como Tocantins, o sul e o leste do Pará, o retorno da chuva, e que fica mais frequente no decorrer da estação, significa retomar os plantios, limpar o ar da fumaça e diminuição do calor. Porém, a chuva é escassa no começo da estação é o calor ainda é intenso, com vários dias com temperaturas acima dos 40°C.

 

A primavera de 2017 pode dar mais chuva do que o normal já em outubro para várias áreas da Região Norte. Porém, a maior parte da chuva cai na segunda quinzena do mês.

 

 

Confira o resumo das condições esperadas para estação na Região Norte

 

 

Região Norte: resumo da previsão para a primavera 2017

 

 

O meteorologista Alexandre Nascimento comenta a tendência climática para a primavera 2017 na Região Norte elaborada pela Climatempo.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Belém - PA

25°
min

32°
max

30mm / 90%

Brasília - DF

18°
min

29°
max

5mm / 90%