Sul do BR tem chuva forte no fim de semana

22/09/2017 às 18:45
por Josélia Pegorim

Atualizado 22/09/2017 às 22:07

Oferecimento
Áreas de instabilidade se intensificam sobre a Região

A fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguai entrou na primavera coberta de nuvens e chuva, contrastando com calor e o sol forte que predominou sobre o Sul do Brasil na sexta-feira, 22, marcando o início da nova estação. Em Iraí, no noroeste gaúcho, a temperatura chegou aos 37,1°C na última tarde do inverno, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

Áreas de instabilidade se intensificam e se espalham sobre a Região Sul do Brasil nas próximas 24 horas e o primeiro fim de semana da primavera será marcado por muitas nuvens e chuva sobre a Região. Estas áreas de instabilidade devem formar uma frente fria. 

Acompanhe a formação da nebulosidade pelas imagens de satélite.

 

Neste sábado, a chance de chuva é baixar só para o norte do Paraná, apesar do aumento da nebulosidade esperado ao longo do dia. O calor será intenso e norte paranaense deve registrar as maiores temperaturas do Sul no fim de semana. A chuva diminui na fronteira com Uruguai, mas a maioria das outras áreas da Região Sul podem ter fortes pancadas de chuva moderadas a fortes e com raios principalmente à tarde e à noite. A sensação ainda será de ar abafado, mas a temperatura cai em relação aos últimos dois dias.

 

Para o domingo, a previsão é de enfraquecimento da instabilidade sobre o Rio Grande do Sul. O sol deve predominar no estado. Mas em Santa Catarina e no Paraná, o tempo fica instável, com previsão de mais chuva principalmente à tarde e à noite. A chuva não é generalizada, mas pode cair moderada a forte em alguns locais. Confira a previsão para a Região Sul para cinco dias.

 

Chuva nas capitais

Em Porto Alegre, o primeiro dia da primavera será com predomínio de céu nublado e chuva. A temperatura fica amena o dia todo. O sol reaparece no domingo e não deve chover.

Para Florianópolis e Curitiba, a previsão e de aumento de nebulosidade no decorrer do sábado, mas a chuva só deve vir à tarde e à noite. Pode chover com moderada a forte intensidade e o ar fica abafado.

As duas capitais passam o domingo com muitas nuvens, temperatura amena e condições para chuva a qualquer hora.

 

 

Mais chuva à vista

Acompanhe diariamente a previsão para a Região Sul. A próxima semana terá mais chuva já na segunda-feira e uma frente fria está prevista para a terça-feira, 26 de setembro.

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

17°
min

24°
max

0mm / 0%

Porto Alegre - RS

14°
min

24°
max

0mm / 0%