Belo Horizonte terá mais chuva nos próximos dias

28/09/2017 às 12:47
por Angela Ruiz

Atualizado 28/09/2017 às 23:51

Oferecimento
Instabilidade aumenta sobre MG e pode chover forte

Depois de 106 dias de estiagem choveu sobre a região Belo Horizonte na tarde e noite desta quinta-feira, 28 de setembro.  De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) a última chuva observada na capital mineira foi no dia 13 de junho, quando foram acumulados 12,6 milímetros, segundo o órgão.

 

De acordo com os meteorologistas da Climatempo, com a mudança na circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera, as áreas de instabilidade se formaram sobre Minas Gerais e espalharam nebulosidade carregada sobre várias áreas do estado de Minas Gerais.

Por volta das 16h, radares meteorológicos do sistema REDEMET - Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica - já reportavam pancadas de chuva na Grande Belo Horizonte. Às 23 horas, o tempo ainda estava instável no aeroporto internacional de Confins, na cidade de Confins, com a presença de trovoadas.

A imagem mostra a chuva (manchas coloridas) captada às 23h20 (Brasília) pelo radar meteorológico de Três Marias.

 

Chuva na Grande Belo Horizonte - 28-9-17 - Radar Três Marias (Aeronáutica)

 

Nesta sexta-feira (29), as condições de chuva persistem para muitas regiões mineiras. Na maioria das áreas de Minas Gerais, o sol aparece forte e faz calor. As nuvens carregadas vão crescendo ao longo do dia e as pancadas de chuva acontecem à tarde e a noite no sul de Minas Gerais, Zona da Mata, Triângulo Mineiro, em todo o oeste de Minas e também na Grande Belo Horizonte. A chuva pode vir acompanhada de raios. No norte mineiro, o sol brilha forte, faz calor e não há expectativa de chuva.

 

O fim de semana que marca a virada para o mês de Outubro será de chuva para maioria das regiões de Minas Gerais. As condições para chuva aumentam ainda mais. Os modelos de previsão indicam tempo bastante carregado e chuvoso durante o sábado (30), nas áreas mineiras que fazem divisa com São Paulo. Fortes pancadas de chuva podeão ocorrer na Zona da Mata, no Triângulo e até na Grande Belo Horizonte. Só não deve chover na região do Vale do Jequitinhonha e no norte do estado, onde o tempo quente e seco ainda predomina.  

Mas para a o domingo, 1 de outubro, a previsão é que a áreas de instabilidade se espallhem mais sobre Minas Gerais e a chuva deve chegar ao norte do estado.

Leia também: Chuva vai aumentar no Sudeste nos últimos dias de setembro

 

Foto: Edison Suzuki - Belo Horizonte - MG

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

20°
min

26°
max

5mm / 90%

Belo Horizonte - MG

19°
min

32°
max

0mm / 0%