Oferecido por
A capital Palmas, no Tocantis, pode voltar a ter pancadas de chuva neste fim de semana, depois de 139 dias de seca. Além da estiagem prolongada, o calor de 40°C ou mais também vem predominando e setembro de 2017 será lembrado como o mais quente da história, desde que começaram as medições na cidade em 1993, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). É a primeira vez que Palmas tem 10 dias ou mais com temperatura igual ou superior aos 40°C no mês de setembro.
Saiba qual a tendência climática para a Primavera 2017 na Região Norte
As áreas de instabilidade que crescem por conta do calor e do ar úmido da Amazônia provocam pancadas de chuva diárias entre o Amazonas, Acre, Rondônia e o Pará, e agora vão se espalhar pelo Tocantins.
Imagem de satélite da Região Norte na tarde desta sexta-feira mostra núcleos de nuvens muito carregadas sobre o Amazonas, indicando chuva forte.
A chuva já retornou em áreas que estavam muito secas pelo Centro-Oeste do Brasil, como Goiás e o Distrito Federal e nos próximos dias, tende a voltar sobre áreas do Tocantins. Vários municípios incluindo Palmas poderão ter pancadas de chuva com raios e há chance de chuva forte neste sábado (30) e no domingo (1).
Foto: Gleive Márcio. Palmas/TO.
Os estados do Pará, Acre, Rondônia, Amazonas e Roraima terão bastante sol e calor neste sábado. As pancadas de chuva com raios devem acontecer a partir da tarde e também há risco de chuva de moderada a forte intensidade.
Amapá mais seco
O estado do Amapá está numa situação oposta e promete um fim de semana de muito sol com baixa possibilidade de chuva. O ar ficar mais seco é normal para esta época do ano, quando a chuva costuma parar no estado.
Confira a previsão para todo o Norte do Brasil
Veja também:
Brasil tem fim de semana com temporais