Ícone de alerta
Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

Alerta para ventania em áreas do SU, SE e CO

Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

4 min de leitura

Oferecido por

O mês de outubro começa com risco de chuva forte e raios no Sul, do Sudeste e no Centro-Oeste do Brasil, mas também com um alerta especial para ventania. Algumas rajadas de vento  podem ficar em torno dos 100 km/h.

 

 

A população dos estados do Sul, de Mato Grosso do Sul e de São Paulo deve ficar atenta nos dias 1 e 2 de outubro, pois as fortes rajadas podem causar estragos como movimentação de telhas, destelhamento, queda de galhos de árvores e até a queda de árvores de pequeno e médio porte. Árvores com doenças ficam naturalmente mais sujeitas à queda. Placas de anúncios também podem ter grande balanço ou até mesmo se desprenderem de seus suportes.

 

Confira a previsão das rajadas de vento mais intensas esperadas para o Sul, Sudeste e Centro-Oeste

 

01/10/17

Rajadas de 80 km/h a 100 km/h, RS, SC, oeste e sul do PR, de MS e de MT e  oeste de SP. Demais áreas do Sul, do MS, de SP e sul de GO, rajadas de 50 a 70 km/h.

Demais áreas do CO e SE, rajadas de 40 km/h a 60 km/h.

Atenção: regiões montanhosas são mais favoráveis a ventos fortes.

 

02/10/17

Rajadas de 80 km/h a 100 km/h nos três estados do Sul, no sul de MS, oeste e sul de SP. Demais áreas de MS, de SP, sul de GO e de MT, rajadas de 50 a 70 km/h. 

Demais áreas do CO e SE, rajadas de 40km/h a 60 km/h.

Atenção: regiões montanhosas são mais favoráveis a ventos fortes.

 

Pressão atmosférica muito baixa

As fortes rajadas de vento podem ocorrer por causa da passagem de nuvens cumulonimbus, que provocam raios e chuva forte, mas também podem ocorrer mesmo sem estar chovendo.

O risco de ventania no em áreas do Sul, do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil nos dias 1 e 2 de outubro é por causa da forte queda da pressão atmosférica que ocorre no interior do continente, entre o Brasil, o Paraguai, A Argentina e Uruguai, mas também sobre o mar, entre o litoral da Região Sul e do Uruguai.

Os mapas mostram a posição e valor dos centros de baixa pressão atmosférica (B) e do centro de alta pressão (A) entre a noite do dia 30/10/17 e a manhã do dia 2/10/17. Centros de baixa pressão atmosférica com menos de 1000 hPa são tecnicamente mais perigosos, com maior potencial para a formação de nuvens de tempestade e também de provocar ventania. Quanto mais baixa a pressão do ar, mais forte fica o vento.

 

 

 

tv_ams1pss05

 

 

tv_ams1pss07

 

 

tv_ams1pss09

 

 

tv_ams1pss11

Conteúdo em Vídeo

Notícias Recomendadas

+ mais notícias