Chuva de granizo na Grande SP

06/10/2017 às 08:35
por Josélia Pegorim

Atualizado 06/10/2017 às 17:59

Oferecimento
Fim de semana será com passagem de frente fria

Com o sol forte desde cedo e os ventos quentes soprando sobre São Paulo, o esquentou mais nesta sexta-feira em todo o estado de São Paulo. O interior teve calor de quase 37°C e na Grande São Paulo a temperatura ficou em torno dos 33°C.

 

 

Por causa do forte calor, nuvens de grande extensão vertical se desenvolveram em parte da Grande São Paulo provocando chuva forte e até granizo. As pedras de gelo caíram em grande quantidade em São Bernardo do Campo. 

 

 

Foto de Selma Kratz, São Bernardo do Campo (SP), 6/10/17

 

 

Veja estes vídeos do fim da tarde de 6/10/17.  As imagens são de José Evaristo Pereira.

 

 

 

Este vídeo é de Lucas de Souza

 

 

 

Na  cidade de São Paulo, a tarde de 6 de outubro foi a terceira mais quente do ano até agora. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 33,5°C de temperatura máxima às 15 horas. Este valor poderá ter um ligeiro acréscimo na nova leitura da temperatura que será feita às 21 horas (Brasília). 

O recorde atual de calor é de 34,6°, no dia 19 de fevereiro, segundo o INMET - Instituto Nacional de Meteorologia. O nível de umidade voltou a ficar baixo e foi de 28% às 15 horas, pouco acima dos 23% de ontem no mesmo horário.

Confira as  cinco maiores temperaturas em São Paulo este ano. Veja como o começo da segunda quinzena de fevereiro foi com bastante calor

 

 

5 maiores temperaturas em São Paulo

  

Pancadas de chuva

Com o calorão e a aproximação de áreas de instabilidade que estão no Sul do Brasil,  associadas a uma nova frente fria, algumas nuvens carregadas se formaram também sobre São Paulo. Pancadas de chuva com raios já são observadas na capital e Grande São Paulo. A chuva começou pela zonas leste e sul da cidade de São Paulo, mas até as primeiras horas da noite, outras áreas da Grande São Paulo poderão ter pancadas de chuva. A chuva pode cair com moderada intensidade, mas não se prolonga por muitas horas.

No interior, radares meteorológicos detectavam pancadas de chuva por volta das 16 horas na divisa com o Paraná e com o Sul de Minas. Estas pancadas também podem ocorrer em outras áreas do estado durante a noite de hoje.

 

 

 

Tempo muda no fim de semana

Vai voltar a chover em praticamente todo o estado de São Paulo neste fim de semana por causa da passagem de uma nova frente fria pelo litoral paulista. Esta frente fria já esta mudando o tempo hoje e espalhando chuva sobre a Região Sul.

Neste sábado, a frente fria chega ao litoral paulista trazendo parte das áreas de instabilidade do Sul do Brasil para São Paulo. Por isso, o sábado será com muita nebulosidade em São Paulo e as pancadas de chuva acontecem desde cedo em grande parte do estado. Há risco de raios e de chuva moderada a forte no decorrer do dia. Para a Grande São Paulo, a previsão é de chuva principalmente à tarde e à noite.

O domingo também será com muita nebulosidade e pancadas de chuva em todas as regiões do estado de São Paulo. Confira os mapas de previsão!

 

O calor diminui com a chuva e o aumento da nebulosidade, mas não vai esfriar neste fim de semana como ocorreu no meio da semana.

 

  

 Foto de Rafael Bruno, São Paulo (SP)

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. #Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

19°
min

26°
max

5mm / 83%

Brasília - DF

19°
min

27°
max

15mm / 80%