Temporais no PR e em SC

06/10/2017 às 22:19
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Região Sul tem muita chuva no fim de semana

Grandes e fortes áreas de instabilidade se formaram sobre o Sul do Brasil por causa do avanço de uma frente fria pelo litoral da Região e de uma forte área de baixa pressão atmosférica entre o Paraguai e o norte da Argentina. O Rio Grande do Sul foi o mais atingido pela chuva forte e ventania na sexta-feira, 6 de outubro, mas no fim de semana, a chuva mais volumosa e preocupante deve cair sobre o Paraná e Santa Catarina.

 

 

Para este sábado, a previsão é de muita nebulosidade sobre o Rio Grande do Sul, mas pouca chuva. A chuva se concentra no norte e noroeste do estado, mas de forma moderada. Porto Alegre e o litoral devem ter chuva fraca.

A imagem de satélite das 21 horas, em Brasília, já mostrava nuvens bastante carregadas (manchas vermelhas) sobre Santa Catarina e Paraná.

 Sul_nuvens carregadas 6-1017

 

Neste sábado, densas nuvens permanecem sobre os dois estados provocando chuva generalizada e prolongada. Grandes volumes de água devem ser acumulados especialmente sobre o Paraná, com potencial para alagamentos nos centros urbanos.

Há risco de ventos fortes e raios em Santa Catarina e no Paraná, com rajadas mais intensas entre 60 km/h e 80 km/h. As capitais Florianópolis e Curitiba passam este sábado com muita chuva.

 

Mais chuva no RS no domingo

Durante o domingo, a frente fria tecnicamente já estará afastada do litoral da Região Sul, mas a situação de baixa pressão atmosférica persiste entre o Paraguai, o Brasil e a Argentina. A acentuada queda da pressão do ar é um importante fator para a formação das grandes nuvens com potencial para tempestades.

Nuvens carregadas se espalham por toda a Região Sul durante o domingo e os três estados ficam em alerta para temporais. Pode chover forte também nas capitais.

 

Chuva e vento em Porto Alegre

A Grande Porto Alegre, o litoral gaúcho, o litoral sul de Santa Catarina e a região serrana gaúcha e catarinense vão sentir o aumento da chuva e dos ventos durante o domingo, 8, por causa da outro forte centro de baixa pressão atmosférica que deve se organizar próximo ao litoral do Rio Grande do Sul.

Entre o domingo e a segunda-feira, além da chuva persistente, por vezes forte, estas regiões podem ter rajadas bastante fortes, alcançando até 90 km/h.

 

No fim de semana passado, os três estados da Região Sul tiveram vários episódios de ventania também por influência fortes centros de baixa pressão atmosférica. Diversas rajadas de vento superaram os 100 km/h.

 

 

 Foto de Roberto Meira, Joinville (SC)

CIDADES RELACIONADAS

Porto Alegre - RS

10°
min

15°
max

20mm / 67%

Curitiba - PR

10°
min

13°
max

45mm / 90%