Outubro com muita chuva no Sul

07/10/2017 às 10:02
por Alexandre Nascimento

Atualizado 08/10/2017 às 17:18

Oferecimento
Depois de um setembro seco e quente no PR e SC a situação muda bastante no Sul

A sucessiva passagem de frentes frias e/ou sistemas de baixa pressão vão manter condições para a ocorrência de chuva forte no Sul do país ao longo deste mês. Os modelos numéricos de previsão indicam muita chuva para esta quinzena, com volumes que facilmente excederão os 100 milímetros.

chuva15_su

A chuva mais intensa fica entre o norte do Rio Grande do Sul e o centro-oeste e sul do Paraná, mas há risco de chuva forte para todas as áreas da Região.

A chuva nos estados de Santa Catarina e do Paraná foi muito bem vinda, principalmente pela agricultura. Já no Rio Grande do Sul a chuva tem atrapalhado este ramo de atividade, prejudicando os trabalhos nos campos de arroz desde o mês passado.

 

chuvap1_suchuvap2_suchuvap3_su

 

Podemos ver nas pentadas acima que a maior parte da chuva desta quinzena ocorrerá nesses primeiros cinco dias, devido à presença de um sistema de baixa pressão neste domingo e segunda-feira e de uma frente fria, que começa a se deslocar pela região na segunda-feira. Entre os dias 13 e 22 ainda teremos chuva na região, mas com menos intensidade.