Oferecido por
Níveis de umidade relativa do ar extremamente baixos, até abaixo dos 10%, voltaram a ser observados na tarde de 7 de outubro em áreas de Goiás, Minas Gerais, Tocantins e no interior do Nordeste. Não tem chovido no interior do Nordeste, mas os demais estados tiveram várias pancadas de chuva recentemente.
Na tarde de 7 de outubro foram, toda a região que abrange o centro-oeste e o norte de Minas Gerais, Goiás, Tocantins e o interior do Nordeste experimentou várias horas de secura e calor extremos, com níveis de umidade do ar entre 10% e 20% e até menores do que 10%, muito abaixo do mínimo para o conforto humano recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que é em torno dos 60%.
Na região do aeroporto de Goiânia, o nível de umidade no ar chegou a 6% e no aeroporto de Anápolis, cidade próxima da capital de Goiás, a umidade baixou para 7%.
Baixa umidade do ar no Brasil em 7/10/17
Sem chuva
Não há previsão de chuva para esta próxima semana para Goiás, Distrito Federal e Tocantins, nem para a quase totalidade do Nordeste. O centro-norte e o oeste de Minas Gerais também vai amargar um período de 5 a 7 dias sem chuva. Sem previsão de ar polar e nem de chuva para refrescar o ar, as temperaturas ficarão muito elevadas nas próximas tardes, que serão também extremamente secas.
Pelo menos até o fim desta próxima semana, níveis de umidade relativa do ar entre 10% e 20% vão continuar sendo observados numa grande porção entre Minas Gerais, o interior do Nordeste, Tocantins e Goiás. Mas não se pode descartar a chance de que a umidade do ar fique até abaixo dos 10% em alguns momentos.
Cuidados
A população deve se proteger do calor intenso e do ar muito seco que causa o ressecamento das vias respiratórias. Mantenha recipientes com água nos ambientes. Toalhas molhadas espalhadas pelos ambientes também ajudam a deixar o ar menos seco. Mas principalmente, lembre-se de beber muita água no decorrer do dia. Muita atenção com as crianças e pessoas idosas que costumam esquecer de beber água.
Cuidados para amenizar os efeitos nocivos do ar muito seco
Foto de Moisés, Anápolis (GO)