Oferecido por
A chuva não dá trégua ao Sul do Brasil nesta segunda-feira. Muitas áreas do Paraná e de Santa Catarina estão tendo pancadas de chuva desde a madrugada, depois de uma fim de semana com chuva generalizada e com forte intensidade em vários locais. As pancadas de chuva voltaram a ocorrer no norte e noroeste do Rio Grande do Sul.
O tempo segue muito instável na tarde e noite desta segunda-feira, com mais pancadas de chuva e raios. Pode chover e ventar forte nos três estados e não se pode descartar a queda de granizo. Há risco de chuva forte também nas capitais. As rajadas de vento mais intensas podem alcançar velocidades da ordem dos 90 km/h, suficiente para causar destelhamento e mesmo a queda de algumas árvores.
Baixa pressão atmosférica
A baixa pressão atmosférica que predomina entre o Sul do Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina, e que também é observada no mar, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, concentram a umidade e estimulam o desenvolvimento de muitos aglomerados de nuvens carregadas, com potencial para temporais.
Esta situação vem sendo observada desde o início de agosto e vai persistir ainda por toda a semana. Entre esta terça e a quarta-feira, 11 de outubro, a passagem de outra frente fria pelo litoral da Região Sul vai ajudar a manter e reforçar as áreas de nuvens carregadas sobre os três estados. A semana segue com muita chuva.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, entre o dia 1 a 9 horas do dia 9 de outubro, Curitiba acumulou aproximadamente 68 mm de chuva, mais ou menos metade da média normal de chuva para outubro.
A situação de Florianópolis é semelhante. Em 9 dias choveu quase 70 mm, aproximadamente 55% da média de chuva para outubro.
Porto Alegre acumulou em 9 dias cerca de 37 mm, 33% da média para outubro.
As três capitais do Sul terão muita chuva até o fim da semana. O volume de chuva esperado para Porto Alegre é preocupante.
Foto de Ricardo Pingatto, Erechim (RS)