Mais temporais sobre o Sul do Brasil

09/10/2017 às 13:38
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Capitais pode ter chuva forte

A chuva não dá trégua ao Sul do Brasil nesta segunda-feira. Muitas áreas do Paraná e de Santa Catarina estão tendo pancadas de chuva desde a madrugada, depois de uma fim de semana com chuva generalizada e com forte intensidade em vários locais. As pancadas de chuva voltaram a ocorrer no norte e noroeste do Rio Grande do Sul.

 

 

O tempo segue muito instável na tarde e noite desta segunda-feira, com mais pancadas de chuva e raios. Pode chover e ventar forte nos três estados e não se pode descartar a queda de granizo. Há risco de chuva forte também nas capitais. As rajadas de vento mais intensas podem alcançar velocidades da ordem dos 90 km/h, suficiente para causar destelhamento e mesmo a queda de algumas árvores.

 

Baixa pressão atmosférica

A baixa pressão atmosférica que predomina entre o Sul do Brasil, o Paraguai e o norte da Argentina, e que também é observada no mar, entre o Rio Grande do Sul e o Uruguai, concentram a umidade e estimulam o desenvolvimento de muitos aglomerados de nuvens carregadas, com potencial para temporais.

 

 Instabilidade em Sul 9-10-17

 

Esta situação vem sendo observada desde o início de agosto e vai persistir ainda por toda a semana. Entre esta terça e a quarta-feira, 11 de outubro, a passagem de outra frente fria pelo litoral da Região Sul vai ajudar a manter e reforçar as áreas de nuvens carregadas sobre os três estados. A semana segue com muita chuva.

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia, entre o dia 1 a 9 horas do dia 9 de outubro, Curitiba acumulou aproximadamente 68 mm de chuva, mais ou menos metade da média normal de chuva para outubro.

A situação de Florianópolis é semelhante. Em 9 dias choveu quase 70 mm, aproximadamente 55% da média de chuva para outubro.

Porto Alegre acumulou em 9 dias cerca de 37 mm, 33% da média para outubro.

As três capitais do Sul terão muita chuva até o fim da semana. O volume de chuva esperado para Porto Alegre é preocupante.

 

 

Foto de Ricardo Pingatto, Erechim (RS)

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

23°
min

25°
max

15mm / 90%

Porto Alegre - RS

22°
min

26°
max

35mm / 90%