Ar polar entra em Mato Grosso do Sul e calor diminui

13/10/2017 às 13:06
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temperatura já caiu 15°C/24h na fronteira com o Paraguai

O calorão de mais de 40°C está com horas contadas em Mato Grosso do Sul. Ventos frios de origem polar entraram na manhã desta sexta-feira na fronteira com o Paraguai e com a Bolívia e a queda da temperatura já era nítida. Em 24 horas, a temperatura baixou de 10°C a 15°C

 

Em Corumbá, na fronteira com a Bolívia, o vento frio soprava com rajadas de 50 km/h por volta das 11 horas local. A temperatura era de apenas 25°C e ontem no mesmo horário fazia um calor de 34°C. O aeroporto de Ponta Porã estava com 21°C, às 11 horas (hora local), e ontem a esta hora a temperatura era de 30°C. O brusco resfriamento do ar provocou a formação de nevoeiro e a visibilidade nesta hora estava restrita a 400 mm.

Em Porto Murtinho, a queda da temperatura foi ainda mais acentuada. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, ontem às 11 horas (hora local) a temperatura era de 34°C e hoje de apenas 19°C! A queda foi de 15°C em 24 horas. Bela Vista, também na fronteira com o Paraguai, tinha 33°C às 11 horas de ontem e aproximadamente 22°C hoje a esta hora.

Na capital, Campo Grande, e nas outras áreas do estado, ainda fazia muito calor.

 

Calor de 40°C

O estado de Mato Grosso do Sul foi uma das áreas mais quentes no Brasil no feriado de 12 de outubro. Das 10 maiores temperaturas no país, três ocorrera em Mato Grosso do Sul.

 

Maiores temperaturas no Brasil em 12/10/17

 

Frente fria chegando

A forte queda da temperatura nas fronteiras de Mato Grosso do Sul com o Paraguai e a Bolívia já é o sinal da chegada de uma frente fria. Os ventos frios são da massa polar desta frente fria.

No decorrer desta sexta-feira ainda vai haver a formação de nuvens carregadas e temporais em vários locais de Mato Grosso do Sul. Amanhã ainda vai chover em grande parte do estado, mas os ventos frios de origem polar se espalham por todo estado e deixam a temperatura amena neste sábado. O domingo será fresco e com predomínio de sol. O calor volta já na tarde da segunda-feira, mas não tão intenso como nos últimos dias.

Veja previsão para Mato Grosso do Sul e todo o Centro-Oeste

 

 

Foto de Claudinei Januário, Eldorado (MS)

CIDADES RELACIONADAS

Campo Grande - MS

21°
min

34°
max

0mm / 0%