Oferecido por
Áreas de instabilidade se intensificaram sobre o leste da Bahia e diversos municípios do litoral e Recôncavo Baiano registram chuva nesta quarta-feira (18). Em Salvador, a chuva caiu forte e a capital tinha diversos pontos de alagamento e trânsito complicado pela manhã.
Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o acumulado de chuva atingiu 51,2 mm na estação automática de Salvador, entre às 10 horas da terça-feira (17) e às 10 horas desta quarta-feira, no horário brasileiro de verão. Deste total, 44 mm aconteceu só no período da manhã. Em Conde, no litoral norte, a chuva também foi volumosa e chegou a 42 mm, no mesmo período de 24 horas.
Foto: Ivania Matos. Salvador/BA.
VCAN aumenta a chuva
A recente passagem de uma frente fria pelo sul da Bahia e a circulação de ventos está favorecendo o aumento das áreas de instabilidade pela costa da Bahia e outras áreas do leste nordestino. "Estamos com a atuação do VCAN (vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera) ao largo do litoral da Bahia e sua circulação dos ventos no sentido horário ajuda a intensificar as instabilidades", explica a meteorologista Josélia Pegorim.
A quarta-feira vai seguir com bastante nebulosidade e tempo instável no leste da Bahia e há condições para mais chuva de moderada intensidade, inclusive em Salvador. As capitais Maceió (AL) e Natal (RN) também voltaram a ter chuva com volumes entre 8 e 12 mm até o momento, pelos dados do INMET.
Toda costa leste do Nordeste segue com condições para chuva de fraca a moderada intensidade. A influência do VCAN deve durar pelo menos mais dois dias favorecendo a formação de instabilidades sobre o litoral leste nordestino.
Entenda a atuação do VCAN e o aumento da chuva sobre a região:
Veja no Agroclima: Clima favorece produção de algodão no Mato Grosso