Rajadas de vento de 90 km/h em MS

18/10/2017 às 17:56
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Risco de ventania aumenta em MS nos próximos dias

Não é preciso passar um furacão ou um tornado para termos ventos realmente fortes, como rajadas acima de 80 km/h. As nuvens cumulonimbus, que são nuvens convectivas formadas pelo calor intenso e umidade do ar elevada também podem provocar rajadas de vento até com mais de 100 km/h.

 

 

Foi uma nuvem cumulonimbus que provocou rajadas de 90 km/h na tarde de 18 de outubro em São Gabriel do Oeste, município de Mato Grosso do Sul ao norte de Campo Grande. Foram duas rajadas com esta velocidade e ocorreram entre 13 e 15 horas (hora local). A medição foi do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

 

 

Apesar do vento muito forte, até 15 horas só havia chovido 1,6 mm. A temperatura máxima na quarta-feira, 18, ficou em torno dos 31°C e não subiu tanto como nos últimos dias por causa do grande quantidade de nuvens que ficou sobre a região desde cedo. O nível mínimo de umidade no ar foi de 45%, e no dia anterior chegou aos 23%.

 

Saiba mais sobre a nuvem que provoca os temporais

 

 

MS pode ter ventania nos próximos dias

Nos próximos dias, rajadas de vento muito fortes, até com 90 km/h poderão ocorrer em vários locais de Mato Grosso do Sul. Entre a quinta-feira, 19, e o domingo, 22 de outubro, o risco de ventania é maior porque a quantidade de nuvens carregadas do tipo cumulonimbus vai aumentar sobre o estado. O tempo fica bastante instável, com risco de temporais especialmente no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Até o domingo, o deslocamento de duas frentes frias do Sul do Brasil vai estimular o crescimento de nuvens muito carregadas sobre a Região Sul do Brasil e sobre o Paraguai, e parte destas nuvens vai avançar sobre o Mato Grosso do Sul com potencial para tempestades.

 

 

Foto de Wellington, Aparecida do Taboado (MS)

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. #Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

NOTÍCIAS DOS USUÁRIOS

por Allison Pires dos Santos
06/11/21 às 08:09

chuvarada

tarde de muita chuva e alagamentos em slz

por Rafael Oliveira
06/03/21 às 07:36

Frio em Curitiba!

Noite de frio em Curitiba!
Tarde com sol

por Santos Albuquerque
06/03/21 às 02:18

Tarde com sol

Calor na Capital
ENVIE SUA FOTO OU NOTÍCIA

CIDADES RELACIONADAS

Campo Grande - MS

11°
min

25°
max

0mm / 0%