Últimas buscas

Você não tem nenhuma busca recente.
    1. Clima e Previsão do Tempo
    2. / Notícias
    3. / Risco de temporais em Mato Grosso do Sul

    Últimas buscas

    Você não tem nenhuma busca recente.
    Ícone de alerta
    Alerta anterior Próximo alerta Fechar alerta

    Risco de temporais em Mato Grosso do Sul

    Compartilhar Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

    Foto de Gabriel Henrique, Campo Grande (MS)

    4 min de leitura

    Oferecido por

    Nos próximos dias, rajadas de vento muito fortes, até com 90 km/h poderão ocorrer em vários locais de Mato Grosso do Sul. Entre a quinta-feira, 19, e o domingo, 22 de outubro, o risco de ventania é maior porque a quantidade de nuvens carregadas do tipo cumulonimbus vai aumentar sobre o estado. 

     

    Nuvens como estas provocaram chuva e vento forte em Sete Quedas no fim da tarde e início da noite da quarta-feira, 18 de outubro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 23,2 mm de entre 17 horas e 19 horas. Uma rajada de vento chegou aos 88 km/h durante o temporal.

     

     

    Temporal MS  Setequedas

     

     

    Chuva forte

    O tempo fica bastante instável, com risco de temporais especialmente no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Até o domingo, o deslocamento de duas frentes frias do Sul do Brasil vai estimular o crescimento de nuvens muito carregadas sobre a Região Sul do Brasil e sobre o Paraguai, e parte destas nuvens vai avançar sobre o Mato Grosso do Sul com potencial para tempestades.

    Entre os dias 19 e 22 de outubro pode chover de 100 a mais de 200 mm em várias áreas do oeste e sul de Mato Grosso do Sul, mas outras áreas do estado, incluindo Campo Grande, também podem ter temporal.

     

     

    MT, GO e DF

    O estado de Mato Grosso terá pancadas de chuva na tarde e noite desta quinta-feira, mas o sol aparece forte por várias horas e faz muito calor, com temperaturas em torno dos 40°C, inclusive em Cuiabá. As condições para chuva tendem a aumentar entre a sexta-feira e o domingo, 22 de outubro

     

    Para Goiás e o Distrito Federal, a previsão é de muito calor e predomínio de tempo seco até a sexta-feira, 20. As pancadas de chuva devem voltar no fim de semana.

     

    Brasília completou 10 meses de racionamento. Quando a chuva ficará regular?

     

    A nuvem de temporal

    Não é preciso passar um furacão ou um tornado para termos ventos realmente fortes, como rajadas acima de 80 km/h. As nuvens cumulonimbus, que são nuvens convectivas formadas pelo calor intenso e umidade do ar elevada também podem provocar rajadas de vento até com mais de 100 km/h.

    Foi uma nuvem cumulonimbus que provocou rajadas de 90 km/h na tarde de 18 de outubro em São Gabriel do Oeste, município de Mato Grosso do Sul ao norte de Campo Grande. Foram duas rajadas com esta velocidade e ocorreram entre 13 e 15 horas (hora local). A medição foi do Instituto Nacional de Meteorologia.

     

     

     

     

    Apesar do vento muito forte, até 15 horas só havia chovido 1,6 mm. A temperatura máxima na quarta-feira, 18, ficou em torno dos 31°C e não subiu tanto como nos últimos dias por causa do grande quantidade de nuvens que ficou sobre a região desde cedo. O nível mínimo de umidade no ar foi de 45%, e no dia anterior chegou aos 23%.

     

    Saiba mais sobre a nuvem que provoca os temporais

     

      

    Gigantesco cumulonimbus no horizonte de Campo Grande.

     

     

    Foto de Gabriel Henrique, Campo Grande (MS)

     

     

    #fotografeotempo

    Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

    Participe!

    seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. #Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

     

    Notícias - informações importantes do tempo e do clima

    Notícias Recomendadas

    X

    + mais notícias