Risco de temporais em Mato Grosso do Sul

18/10/2017 às 21:55
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Rajadas de ventos podem chegar aos 90km/h

Nos próximos dias, rajadas de vento muito fortes, até com 90 km/h poderão ocorrer em vários locais de Mato Grosso do Sul. Entre a quinta-feira, 19, e o domingo, 22 de outubro, o risco de ventania é maior porque a quantidade de nuvens carregadas do tipo cumulonimbus vai aumentar sobre o estado. 

 

Nuvens como estas provocaram chuva e vento forte em Sete Quedas no fim da tarde e início da noite da quarta-feira, 18 de outubro. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 23,2 mm de entre 17 horas e 19 horas. Uma rajada de vento chegou aos 88 km/h durante o temporal.

 

 

Temporal MS  Setequedas

 

 

Chuva forte

O tempo fica bastante instável, com risco de temporais especialmente no centro, oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Até o domingo, o deslocamento de duas frentes frias do Sul do Brasil vai estimular o crescimento de nuvens muito carregadas sobre a Região Sul do Brasil e sobre o Paraguai, e parte destas nuvens vai avançar sobre o Mato Grosso do Sul com potencial para tempestades.

Entre os dias 19 e 22 de outubro pode chover de 100 a mais de 200 mm em várias áreas do oeste e sul de Mato Grosso do Sul, mas outras áreas do estado, incluindo Campo Grande, também podem ter temporal.

 

 

MT, GO e DF

O estado de Mato Grosso terá pancadas de chuva na tarde e noite desta quinta-feira, mas o sol aparece forte por várias horas e faz muito calor, com temperaturas em torno dos 40°C, inclusive em Cuiabá. As condições para chuva tendem a aumentar entre a sexta-feira e o domingo, 22 de outubro

 

Para Goiás e o Distrito Federal, a previsão é de muito calor e predomínio de tempo seco até a sexta-feira, 20. As pancadas de chuva devem voltar no fim de semana.

 

Brasília completou 10 meses de racionamento. Quando a chuva ficará regular?

 

A nuvem de temporal

Não é preciso passar um furacão ou um tornado para termos ventos realmente fortes, como rajadas acima de 80 km/h. As nuvens cumulonimbus, que são nuvens convectivas formadas pelo calor intenso e umidade do ar elevada também podem provocar rajadas de vento até com mais de 100 km/h.

Foi uma nuvem cumulonimbus que provocou rajadas de 90 km/h na tarde de 18 de outubro em São Gabriel do Oeste, município de Mato Grosso do Sul ao norte de Campo Grande. Foram duas rajadas com esta velocidade e ocorreram entre 13 e 15 horas (hora local). A medição foi do Instituto Nacional de Meteorologia.

 

 

 

 

Apesar do vento muito forte, até 15 horas só havia chovido 1,6 mm. A temperatura máxima na quarta-feira, 18, ficou em torno dos 31°C e não subiu tanto como nos últimos dias por causa do grande quantidade de nuvens que ficou sobre a região desde cedo. O nível mínimo de umidade no ar foi de 45%, e no dia anterior chegou aos 23%.

 

Saiba mais sobre a nuvem que provoca os temporais

 

  

Gigantesco cumulonimbus no horizonte de Campo Grande.

 

 

Foto de Gabriel Henrique, Campo Grande (MS)

 

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. #Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

25°
min

38°
max

5mm / 90%

Campo Grande - MS

24°
min

35°
max

10mm / 90%