Ciclone extratropical se forma no fim de semana

20/10/2017 às 23:05
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Há risco de ressaca no Sul e no Sudeste nos próximos dias

Uma forte queda da pressão atmosférica ocorre durante este fim de semana no Sul do Brasil dando origem a um novo ciclone extratropical. A queda da pressão começa a ocorrer no sábado, 21, e se intensifica durante o domingo. A formação deste ciclone vai provocar fortes ventos no interior e no litoral da Região Sul. O mar fica bastante agitado e grandes ondas vão se formar. A agitação no mar começa a ser sentida no decorrer do domingo, 22 de outubro, e se espalha também para o litoral da Região Sudeste durante a segunda-feira.

 

  

No início da atuação do ciclone extratropical, a região de pressão atmosférica mais baixa passa entre o litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina e durante o domingo se afasta para o mar. Os ventos fortes deste ciclone extratropical vão influenciar o Sul do Brasil até a manhã da próxima segunda-feira, 23 de outubro. O ciclone se afasta de vez do litoral da Região Sul a partir da tarde do dia 23 e os ventos enfraquecem.

 

Ciclone extratropical em formação no dia 21/10/17

 

 

Ciclone extratropical formado no dia 22/10/17

 

Grandes ondas e ressaca

No decorrer do domingo, 22 de outubro, o mar já fica muito agitado no litoral do Rio Grande do Sul e no sul de Santa Catarina, com ondas que podem chegar aos 3,0 metros durante a noite. Há risco de ressaca.

Durante o dia 23, segunda-feira, permanece a situação de mar agitado e risco de ressaca no litoral do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Mas as grandes ondas se espalham pelo litoral do Paraná, de São Paulo e Rio De Janeiro, até a região dos Lagos. O mar fica muito agitado onda ondas com até 2,5 metros e risco de ressaca.

No dia 24, terça-feira, o mar segue muito agitado em toda a costa do Rio Grande do Sul ao sul do Espírito Santo, com risco de ressaca. Ondas em torno de 3,0 metros ainda devem ocorrer no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e no Rio de Janeiro. O mar sobe no Espírito Santo e fica agitado, mas não deve haver ressaca.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

21°
min

32°
max

15mm / 90%

Rio de Janeiro - RJ

25°
min

34°
max

25mm / 90%