Chuva à vista para a Chapada dos Veadeiros

25/10/2017 às 23:09
por Josélia Pegorim

Atualizado 26/10/2017 às 10:24

Oferecimento
Mudança no tempo deve ocorrer a partir da sexta-feira, 27

No dia 25 de outubro de 2017, centenas de pessoas entre brigadistas, voluntários e até turistas lutavam para controlar as chamas do grande incêndio que se alastrou pelo Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Desde o dia 17 de outubro, o combate ao fogo vem sendo feito 24 horas por dia por terra e também com aviões que despejam água sobre as chamas. A estimativa no dia 25 de outubro é de que 25% da vegetação já tinham sido consumidos pelo fogo. O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é uma reserva natural de cerrado de altitude brasileiro e em 2001 foi declarado Patrimônio Mundial Natural da Humanidade pela UNESCO.

 

 

A partir da sexta-feira, 27 de outubro, nuvens carregadas de chuva devem reforçar as equipes de combate ao fogo. Uma mudança na circulação dos ventos sobre o Brasil vai levar ar úmido para a região norte do estado de Goiás, o que vai estimular o crescimento das nuvens. Algumas pancadas de chuva já poderão ocorrer na tarde ou noite do dia 27 de outubro, mas as condições para chuva vão aumentar ainda mais no fim da semana, quando uma frente fria estiver em deslocamento sobre a Região Sudeste do Brasil. Confira a previsão para Goiás nos próximos dias.

 

Esta frente fria deve conseguir chegar ao sul da Bahia no começo da próxima semana, o que vai ajudar a manter a formação de nuvens de chuva sobre a Chapada dos Veadeiros por vários dias consecutivos. A previsão é de que chova um pouco todos os dias, pelo menos até o dia 10 de novembro. Algumas pancadas podem ser fortes.

 

 

Foto de Valter Campanato/Agência Brasil (Fotos Públicas) 
Chapada dos Veadeiros em São Jorge (GO) 25/10/17
 

Pouca chuva em 2017

O ano de 2017 está sendo de pouca chuva na região da Chapada dos Veadeiros. A chuva foi escassa no verão passado, o que piorou o quadro de seca que começou a se desenhar durante o ano de 2014.

O retorno da chuva regular atrasou em 2017. As primeiras pancadas de chuva em geral começam entre o fim de setembro e o início de outubro. Na região de Alto Paraíso de Goiás, município na região da Chapada dos Veadeiros, a chuva caiu com frequência até maio e depois o tempo secou. Não houve registro de chuva de junho a agosto e em setembro apenas chuviscou em um dia. Em outubro de 2017, até o dia 25, choveu cerca de 5 mm, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. A chuva caiu nos três primeiros dias do mês. A média de chuva para outubro fica entre 110 mm e 120 mm.

 

 

Foto de Valter Campanato/Agência Brasil, São Jorge (GO) - Chapada dos Veadeiros em 15/10/17
 

O período de chuva normal na Chapada dos Veadeiros compreende basicamente os meses de primavera e de verão, de outubro a março. Assim, todos os anos a região passa por um longo período de estiagem, sem chuva. No fim do período normal de estiagem, a vegetação fica especialmente ressecada e mais vulnerável a incêndios. O fim do período seco coincide com a época de queimadas agrícolas, quando os agricultores queimam o mato seco como parte dos procedimentos para limpeza do terreno, para o plantio de uma nova safra. Se os aceiros ao redor da área a ser queimada não forem feitos corretamente, o fogo pode sair de controle e atingir áreas de mata nativa. Isto é sempre preocupante na época de queimadas agrícolas.

 

 

 

O Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros fica no nordeste de Goiás

 

 

Crise hídrica em Brasília: 10 meses de racionamento

 

O fogo visto nas imagens de satélite

O site Earth Observator, da NASA, divulgou imagens de satélite em alta resolução que mostram a situação da Chapada dos Veadeiros antes e depois do incêndio de outubro de 2017. As duas imagens a seguir foram captadas pelos sensores MODIS (Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer) dos satélites Terra e Aqua, da NASA. Os primeiros sinais deste grande incêndio começaram a ser detectados no dia 17 de outubro.

 

A primeira imagem mostra a região do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros no dia 6 de outubro. É uma situação de seca, comum nesta época, onde se podem ver alguns detalhes da vegetação (manchas verdes) e do solo cru, bastante seco.

 

 

 

Fogo na Chapada dos Veadeiros em 6/10/17 (NASA)

 

 

Esta segunda imagem foi captada no dia 22 de outubro e mostra áreas já queimadas (tons escuros) e os focos de fogo (contornos vermelhos). Nestes pontos vermelhos, os sensores MODIS detectaram temperaturas da superfície muito altas, que é um sinal de incêndios ativos. Nesta imagem é possível diferenciar as nuvens (clouds) da fumaça (smoke) que sai dos focos de fogo.

 

 

Fogo na Chapada dos Veadeiros em 22/10/2017 (NASA)

 

 

Esta imagem mostra duas linhas de fogo em áreas limítrofes do parque no dia 12 de outubro, uma no setor norte e outra no limite sul da Chapada dos Veadeiros. Os primeiros focos de fogo foram detectados no dia 10 de outubro, mas foram controlados no dia 15 de outubro.

 

 

Fogo na Chapada dos Veadeiros em 12/10/2017 (NASA)

 

#fotografeotempo

Tem sempre alguma coisa no céu para contar a história do seu dia

Participe!

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548. #Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

20°
min

27°
max

5mm / 90%