Chuva forte se espalha sobre SP

30/10/2017 às 12:30
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Presidente Prudente tem rajada de 92 km/h

Fortes áreas de instabilidade avançam do Sul do Brasil para São Paulo trazendo nuvens bastante carregadas, com potencial para chuva forte, ventania e até granizo.

 

Cidades do centro, oeste e do sul do estado São Paulo começaram a sentir os temporais pela manhã. No decorrer da tarde e na noite, as nuvens mais pesadas avançam para o norte e leste levando os temporais para a região de Campinas, Grande São Paulo, Vale do Paraíba, região de Ribeirão Preto e muitos outros locais do estado.

 

Instabilidae avança PR - SP 30-10-17

Nuvens carregadas avançam do Paraná para São Paulo em 30/10/17

 

 

A passagem desta área de instabilidade provoca chuva intensa em pouco tempo e ventania. Em Presidente Prudente, o aeroporto local registrou uma rajada de vento com 83 km/h às 8h15 e em seguida, às 8h20, houve outra rajada ainda mais forte que alcançou 92 km/h. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 33,4 mm entre 8 e 9 horas. Em Marília choveu 25,2 mm entre 9 e 10 horas. Em Lins, foram 19,4 mm entre 10 e 11 horas. Em Avaré choveu 23,2 mm entre 8 e 9 horas, mas como já havia chovido forte no domingo, o total acumulado entre 11 horas do dia 29 e 11 horas do dia 30 de outubro foi de 78,2 mm, pela medição do INMET. No mesmo período, Iguape, no litoral sul, acumulou 52,4 mm

 

Por volta do meio-dia os radares meteorológicos começaram a detectar o aumento da chuva sobre a Grande São Paulo. Acompanhe a chuva sobre a Grande São Paulo pelos radares Climatempo-USP.

 

 

Chuva forte avançando do sul de SP para a Grande SP em 30/10/17

 

 

Outubro fecha com frente fria

O mês de outubro termina com a passagem de uma frente fria nesta terça-feira, 31, pelo litoral paulista. O deslocamento desta frente fria será rápido e há previsão de mais chuva para todo o estado. Porém, a chuva mais forte deve ocorrer no centro-norte do estado. Para a Grande São Paulo, litoral e todo o leste do estado, a expectativa é de chuva fraca a moderada. Veja a previsão para São Paulo para os próximos dias. Tem chuva!

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

14°
min

20°
max

5mm / 90%