Chuva foi volumosa em Santa Catarina

04/11/2017 às 17:33
por Michele Fernandes

Oferecimento
Oeste acumulou mais de 100 mm.

O estado de Santa Catarina começou o fim de semana debaixo d'água! O tempo adverso foi ocasionado por diversos fatores: uma frente fria está avançando pela costa da Região e está reforçando as instabilidades que estão se formando em decorrência do fluxo de ar quente e úmido vindo do Norte do país, da circulação de ventos em médios níveis da atmosfera (cavados) e de sistemas de baixa pressão atmosférica (no interior do continente e ao largo do litoral catarinense). 

 

Segundo registros do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN), entre às 5h da manhã e às 13h da tarde deste sábado, no horário de Brasília, em Dionísio Cerqueira, no extremo oeste catarinense, os acumulados chegaram a aproximadamente 100 mm (INMET), enquanto em Novo Horizonte (INMET) e São José do Cedro (CEMADEN), também no oeste do Estado, a quase 90 mm.

 

As áreas mais atingidas realmente foram o oeste de Santa Catarina, mas a chuva foi generalizada ao longo deste sábado. Em Lages (INMET) os volumes de chuva se aproximaram dos 40 mm, enquanto em Florianópolis (INMET), chegaram a aproximadamente 20 mm.

 

As instabilidades já se afastaram do Estado, mas ainda pode chover fraco ao longo desta noite, especialmente no litoral e no leste. Neste domingo não há risco mais para temporais, embora ainda possa chover fraco e isolado no oeste catarinense. No litoral e na faixa leste, o dia fica nublado, com temperatura baixa e possibilidade de chuviscos apenas.

 

 

CIDADES RELACIONADAS

Florianópolis - SC

19°
min

23°
max

8mm / 90%

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%