Brasília ainda pode ter chuva e vento forte esta semana

08/11/2017 às 15:49
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Ar úmido e quente forma nuvens carregadas sobre a região do DF

A semana está sendo marcada por tempo instável na região de Brasília e a previsão é de mais chuva para os próximos dias. As pancadas de chuva serão frequentes sobre o Distrito Federal pelo menos até a próxima segunda-feira, 13 de novembro. Até lá, novos temporais podem ocorrer em vários locais da região.

 

O tempo ficou mais instável esta semana com a recente passagem de uma frente fria pelo Sudeste do Brasil e que chegou ao sul da Bahia. Esta frente fria não terá mais influência no Distrito Federal a partir desta quinta-feira, mas presença de ar úmido e quente e a circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera ainda vão favorecer a formação de nuvens bastante carregadas, com potencial para chuva forte e intensas rajadas de vento. Além disso, está prevista a passagem de outra frente fria pela Região Sudeste no próximo fim de semana.

Confira a previsão para  o Distrito Federal para os próximos dias.

 

 

Brasília (DF) temporal 8-11-17 

 

 

Ventos podem ter passado de 100 km/h

A tempestade que caiu sobre Brasília na madrugada desta quarta-feira veio com ventos fortes. Árvores e muitos galhos caíram, houve destelhamento de casas e até postes quebrados. As fortes rajadas de vento foram provocadas pelas nuvens cumulonimbus que passaram sobre a região. A formação deste tipo de nuvem já é comum no Brasil nesta época do ano por causa da grande disponibilidade de calor e de ar úmido.

É comum que ocorra chuva forte e ventania na passagem de aglomerados de nuvens cumulonimbus. Porém, o volume de chuva e intensidade dos ventos em geral não é igual em todos os lugares de uma região. Assim, a chuva e o vento da madrugada de 8 de novembro não foram iguais em todos os locais de Brasília. Em algumas áreas a chuva e o vento foram mais intensos do que em outras.

No ponto de medição onde está a estação meteorológica convencional do INMET, no setor sudoeste de Brasília, choveu 39 mm entre 10 horas do dia 7 e 10 horas do dia 8 de novembro de 2017. A estação meteorológica automática, no mesmo local, registrou 37,6 mm neste período, mas quase toda a chuva (23,8 mm) caiu em apenas 1 hora, entre a meia-noite e 1 hora da madrugada. Já o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - registrou 68,6 mm na região da Cidade Industrial.

O Instituto Nacional de Meteorologia registrou rajadas de até 51 km/h em Brasília e com até 57 km/h em Gama (Ponte Nova). Infelizmente não há medição da velocidade do vento e do volume de chuva em todos os locais de Brasília, mas pela dimensão dos estragos, é possível dizer que em várias locais, as rajadas de vento superaram estes valores e podem ter se aproximado dos 100 km/h.

Confira algumas fotos dos estragos do temporal em Brasília na madrugada de 8/11/17

 

 

Foto de Daniel Caixeta, Brasília (DF), 8/11/17

 

Foto de Daniel Caixeta, Brasília (DF), 8/11/17

 

 

Foto de Daniel Caixeta, Brasília (DF), 8/11/17

 

Foto de Daniel Caixeta, Brasília (DF), 8/11/17

 

 

Foto de Mariana Mascarenhas, Brasília (DF), 8/11/17

 

 

Foto de Mariana Mascarenhas, Brasília (DF), 8/11/17

 

 

Visão das nuvens carregadas que invadiram Brasília na madrugada de 8/11/17

 

 

Foto de Leonardo Vasconcelos, Brasília (DF), 8/11/17

 

Novembro com chuva

Do início do mês até 10 horas do dia 8 de novembro choveu 68,4 mm em Brasília, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia na estação meteorológica convencional, o que corresponde a aproximadamente 30% da média de chuva normal para novembro que fica torno de 230 mm.

A estação meteorológica localizada em Gama (Ponte Alta) já acumulou 114,4 mm este mês. Na região de Águas Emendadas choveu 66,0 mm desde o início de novembro o ponto de medição Paranoá, na porção sudeste do Distrito Federal choveu 87,2 mm.

 

Reservatórios

Vem chovendo com regularidade sobre o Distrito Federal desde os últimos dias de outubro e no começo de novembro, mas o efeito desta chuva ainda não foi sentido no nível dos reservatórios que abastecem a região. Estas são as primeiras precipitações da primavera e não se recupera uma deficiência de água tão grande como a da região de Brasília em poucos dias. É preciso chover com regularidade por meses.

O nível dos reservatórios Descoberto e Santa Maria tiveram ligeira elevação nas últimas 24 horas. No começo da tarde do dia 8 de novembro, o nível do Descoberto era de 5,8% e o de Santa Maria estava em 22,3%, de acordo com a ADASA - Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal. No dia 7 de novembro, o Descoberto estava com 5,3% o Santa Maria com 21,9% de armazenamento.

 

CIDADES RELACIONADAS

Brasília - DF

19°
min

29°
max

0mm / 0%