Por que esfriou no centro-sul do Brasil?

13/11/2017 às 19:10
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Madrugadas seguem com temperatura abaixo do comum para esta época

Temperaturas perto de 0°C e campos cobertos branco cobertos de geada na serra de Santa Catarinense. Frio de 11°C em Mato Grosso do Sul , temperaturas em torno dos 5°C nas serras do Sudeste e menos de 15°C no Rio de Janeiro.

 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, no dia 13 de novembro de 2017, a temperatura mínina na cidade do Rio de Janeiro foi de 14,0°C. Em General Carneiro, o sul do Paraná, a mínima foi 2,6°C e em Rio Brilhante, em Mato Grosso do Sul, a temperatura baixou para 11,3°C. Na cidade de São Paulo, a temperatura mínima do domingo, 12 de novembro, foi de 12,7°C, o menor valor na capital paulista desde o dia 3 de setembro.

 

 

Foto de Mycchel Hudsonn Legnaghi/São Joaquim Online, São Joaquim (SC)

 

Nada disso é muito comum em novembro. Por que esfriou assim nos últimos dias?

 

A acentuada queda da temperatura veio após a passagem de uma frente fria que alcançou a Bahia na segunda-feira, 13 de novembro. O ar polar e o ciclone extratropical que vieram com esta frente fria causaram uma grande redução do nível da umidade e da nebulosidade sobre o centro-sul do Brasil.

 

 

 

 

O ar polar é frio e seco e naturalmente causa queda da temperatura quando passa por um lugar. A diminuição do nível de umidade do ar causa a redução da nebulosidade.

 

O ciclone extratropical que se desloca sobre o mar funciona como um "aspirador" de umidade do continente. O ar fica mais seco sobre o continente e nebulosidade diminui.

 

Quando a noite fica com pouca ou nenhuma nebulosidade, o ar esfria mais. A madrugada com poucas nuvens tem temperatura menor do que uma madrugada com muitas nuvens. Mesmo no verão, uma madrugada se nuvens é mais fresca do que uma madrugada nublada.

 

 

 

 

A imagem de satélite mostra a disponibilidade de vapor de água sobre o Brasil. O amarelo indica que o ar está seco, com pouca umidade.

Por volta das 3 horas da tarde de 13 de novembro, hora de Brasília, a umidade relativa do ar estava igual ou abaixo de 20% em várias áreas do Sul, de Mato Grosso do Sul, de São Paulo e de Minas Gerais e como se fosse a região da Paraíba. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o nível de umidade do ar chegava aos 15% em Ituverava, em São Paulo e em Patos, na Paraíba.

 

 

 

 

Até quando vai o friozinho?

A queda da temperatura e dos níveis de umidade do ar foi sentida por todo o Sul do Brasil, em quase toda a Região Sudeste, no sul de Goiás e de Mato Grosso. O ar seco ainda predomina no centro-sul do Brasil nas duas próximas madrugadas e por isso, até a quarta-feira, ainda teremos esse friozinho atípico. Mas a partir de quinta-feira já começa a esquentar. Vale lembrar que, apesar da temperatura amena na madrugada, a tarde é quente.

 

 

FASES DA LUA

  • Nova
    18/12
  • Crescente
    26/12
  • Cheia
    03/12
  • Minguante
    10/12

ESTAÇÕES DO ANO

  • Primavera
    22/09
  • Verão
    21/12
  • Outono
    20/03
  • Inverno
    21/06