Temporais na Região Norte

13/11/2017 às 15:06
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Semana de alerta para a chuva forte em Palmas, Porto Velho e Rio Branco

A semana começou com tempestades sobre o Pará e sobre o Tocantins. A chegada de uma frente fria sobre a Bahia intensificou as áreas de instabilidade sobre estes estados e grandes volumes de chuva em pouco tempo voltaram a cair em alguns locais.

 

Em Santana do Araguaia, no Pará, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 45,4 mm entre 11 horas e o meio-dia, no horário local.

Mas a chuva mais impressionante foi a que ocorreu sobre Colinas do Tocantins, no estado do Tocantins, onde choveu 56,2 mm entre 5 e 6 horas da manhã, mas o acumulado em 2 horas, até 7 horas (hora local) choveu 82,0 mm, segundo o INMET. Choveu quase 40% da média de chuva normal para novembro em apenas 2 horas! É muita água! Em Eirunepé, no sul do Amazonas, o INMET registrou 94,4 mm acumulados entre a manhã do dia 12 e a manhã de 13 de novembro.

 

 

Acompanhe o crescimento das nuvens carregadas pelas imagens de satélite

 

Mais temporais

Os temporais sobre o Tocantins, o sul e o leste do Pará voltaram a ser frequentes desde o início de novembro. Outras frentes frias que passaram pelo litoral da Bahia este mês estimularam o aumento da chuva como ocorre agora. A semana será muito instável em toda faixa sul da Região Norte e mais temporais podem ocorrer por todo o Tocantins, no centro-sul e no leste do Pará e do Amazonas, em Rondônia e no Acre. Nas capitais da Região Norte, a semana é alerta para chuva forte em Palmas, Porto Velho e Rio Branco.

 

Confira mais notícias sobre a Região Norte do Brasil

 

Novembro com muita chuva em Palmas

A chuva voltou frequente e volumosa em novembro sobre Palmas, a capital do Tocantins. De 1 a 13 de novembro, até 9 horas (hora local), o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 160,6 mm sobre Palmas. Este volume corresponde a 82% da média de chuva normal para novembro que é de aproximadamente 197,0 mm.

 

 

Foto de Gleive Marcio Rodrigues, Palmas (TO)

 

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

CIDADES RELACIONADAS

Palmas - TO

23°
min

32°
max

15mm / 67%

Porto Velho - RO

24°
min

30°
max

20mm / 83%