Sul do Brasil com pouca chuva nos próximos dias

18/11/2017 às 17:13
por Bruno Maon

Atualizado 18/11/2017 às 17:50

Oferecimento
Sistema de alta pressão inibe a formação de nuvens carregadas

A passagem de uma frente fria provocou temporais em áreas do interior do Sul do país entre a sexta-feira (17) e este sábado (18). O estado do Paraná foi o mais atingido, com chuva forte inclusive na capital Curitiba na manhã deste sábado. Mas a entrada de um sistema de alta pressão já trouxe de volta o sol para o Rio Grande do Sul neste sábado, e amanhã o tempo fica firme também na maior parte de Santa Catarina e no interior do Paraná.


O vento úmido que sopra do mar ainda vai manter o céu nublado neste domingo entre o leste do Paraná e o nordeste de Santa Catarina, incluindo cidades como Curitiba, Blumenau/SC e Joinville/SC. No centro e norte do Paraná, ainda há condições de chuva principalmente pela tarde, mas de maneira bem mais isolada e sem risco de grandes temporais como os ocorridos no sábado. No Rio Grande do Sul e no centro-oeste de Santa Catarina o sol brilha forte desde cedo e não chove. Faz frio ao amanhecer, mas a tarde promete temperatura agradável.

Na segunda-feira (20), feriado em várias cidades, o sol predomina em todo o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e no oeste e sul do Paraná. Entre a Grande Curitiba e o litoral paranaense, o sol aparece em meio a muita nebulosidade e não chove. No centro-norte do Paraná o sol brilha forte pela manhã, mas as nuvens aumentam a partir da tarde e provocam pancadas de chuva em pontos bem localizados. 

Durante a terça-feira (21), a passagem de uma nova frente fria em alto-mar, ajuda a espalhar muitas nuvens pelo sul do Rio Grande do Sul. No entanto, pouca chuva é esperada. No oeste gaúcho as nuvens também aumentam, mas não há expectativa de chuva. Nas demais áreas do Sul do Brasil, essa frente fria ajuda a aumentar a umidade do ar e nuvens carregadas se formam a partir da tarde, provocando pancadas de chuva.

Na quarta-feira (22) outro sistema de alta pressão volta a atuar sobre o Sul do país e afasta as poucas instabilidades do dia anterior. O dia fica mais instável apenas entre o nordeste do Rio Grande do Sul e o leste de Santa Catarina, ainda assim, com pouca chuva. Na quinta-feira (23) o sol brilha forte em toda a Região, com frio ao amanhecer e temperatura amena à tarde.

No mapa abaixo é possível observar a pouca quantidade de chuva prevista para os próximos dias no Sul do país.


chuvasul

CIDADES RELACIONADAS

Curitiba - PR

21°
min

28°
max

20mm / 90%