Sul do Brasil tem fortes pancadas de chuva

20/11/2017 às 19:59
por Josélia Pegorim

Atualizado 21/11/2017 às 12:25

Oferecimento
Áreas de instabilidade crescem rapidamente sobre a Região e chuva aumenta à tarde

Áreas de instabilidade crescem rapidamente sobre o Sul do Brasil por causa da nova frente fria que avança sobre a Região nesta terça-feira, 21 de novembro. Nuvens carregadas se espalharam pela manhã sobre o oeste e sul do Paraná, o centro-oeste e sul de Santa Catarina e o norte do Rio Grande do Sul.

 

 

Na região de Foz do Iguaçu (PR), a chuva já caía moderada a moderada forte por volta das 10 horas e até 11 horas choveu 12,4 mm, pela medição do Instituto Nacional de Meteorologia. Já o CEMADEN - Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais - mediu entre 10h40 e 11h40 27,2 mm Campo Erê (SC), 26,6 mm em São Miguel do Iguaçu (PR) e 21,0 mm em São José do Cedro (SC).São volumes considerados elevados para um período de apenas 1 hora e indicam que as áreas de instabilidade se intensificam rapidamente.

 

As imagens de satélite captadas pelo satélite GOES 13 na manhã de hoje mostram a expansão das nuvens carregadas (machas em tons de azul) sobre a porção oeste dos estados da Região Sul.

 

 Instabilidade SUL_21-11-17 anima

 

 

Acompanhe o aumento da nebulosidade pelas imagens de satélite

 

Chuva aumenta à tarde

As áreas de instabilidade continuam se espalhando sobre o Sul do Brasil e a maioria das áreas da Região terá pancadas de chuva à tarde e à noite, que podem ser moderadas a fortes em algumas horas. Nas capitais também deve chover a partir da tarde com pelo menos moderada in

Nuvens carregadas aparecem como manchas em tons de azul

tensidade.

  

Ainda há previsão de pancadas de chuva para algumas áreas do Paraná e de Santa Catarina na quarta-feira, 22 de novembro, mas o tempo seco deve predominar no restante da semana sobre o Sul do Brasil. Veja como fica a previsão para próximos cinco dias.

 

 

Fique de "Olho no Céu" e participe do concurso cultural da Climatempo

 

 

Foto de Arno Bauermann, Condórdia (SC)

 

Ventos de 103 km/h em Londrina (PR)

Uma área de tempestade passou sobre a região de Londrina, no norte do Paraná, no fim da tarde de 20 de novembro de 2017. A região do aeroporto local teve rajadas de vento de aproximadamente 103 km/h e queda de granizo. O temporal passou sobre este local pouco antes das 17 horas.

 

 

Área de chuva forte que passou sobre Londrina (PR) vista por radares meteorológicos

 

 

A área de chuva forte foi pequena e atuou concentrada sobre parte do município de Londrina e avançando também para a vizinha Ibiporã, ao norte de Londrina. Por isso quem estava em Ibiporã pode ver nuvens enormes e carregadas entrando na cidade. Esta área de chuva enfraqueceu por volta das 18h30.

 

 

Fique de "Olho no Céu" e participe do concurso cultural da Climatempo

 

 

Foto de Nilson, Ibiporã (PR): temporal se aproxima em 20/11/17