ZCAS se forma sobre o BR esta semana

20/11/2017 às 14:16
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Chuva cai volumosa sobre parte do SE, CO e NO

Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS, na forma abreviada) se organiza sobre o Brasil no decorrer desta semana. A grande cobertura de nuvens que vem sendo observada sobre o Brasil cruzando o país, desde o sul da Região Norte, passando pelo Centro-Oeste, Sudeste e se prolongando pelo mar, na altura do litoral desta Região, e também a chuva volumosa que já caiu entre os dias 18 e 20 de novembro de 2017 em diversas áreas de estados do Sudeste, do Centro-Oeste e do Norte do Brasil são dois indícios de formação da ZCAS.

 

Podemos dizer que esta chuva volumosa e a extensa nebulosidade sobre o Brasil são a parte "visível" da Zona de Convergência do Atlântico Sul. Mas só isto não basta para dizermos que o sistema está se formando. Para que possamos afirmar que a ZCAS está se organizando é preciso que vários fatores meteorológicos envolvendo a circulação dos ventos em diversos níveis da atmosfera sejam observados ao mesmo e de forma persistente, pelo menos por 4 dias consecutivos.

 

É a persistência de uma circulação de ventos especial em vários níveis de altitude que mantém a concentração de umidade (convergência de umidade) para que as grandes áreas de nebulosidade e chuva se formem e permaneçam sobre o Brasil por vários dias consecutivos caracterizando a ZCAS.

 

A presença da Alta da Bolívia, sistema de alta pressão atmosférica identificado em torno de 10 mil metros de altitude centrado sobre a Bolívia ou próximo deste país, e de um cavado ou Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN), também a cerca de 10 mil metros de altitude, são condições fundamentais para a formação da ZCAS.

 

Entenda como a ZCAS se forma

 

Na animação das imagens captadas pelo satélite GOES 13 mostra a nebulosidade sobre o Brasil em parte da madrugada e da manhã de 20/11/17. A presença do VCAN pode ser visualizada pela falta de nuvens em parte do Nordeste (entre o Ceará e norte da Bahia) e pela faixa de nuvens que se movimenta no sentido horário saindo do Maranhão e indo para o oceano Atlântico Norte (nuvens na parte mais externa do VCAN).

 

 

BR-anima-20-11-17-ZCAS-se-forma

ZCAS em formação sobre o BR: pela movimentação das nuvens é

possível perceber o VCAN e a Alta da Bolívia

 

 

Embora menos perceptível, a circulação da Alta da Bolívia também pode ser visualizada pela movimentação das nuvens no sentido anti-horário que ocorre entre o Mato Grosso, Amazonas, Acre, Peru e a Bolívia.

 

No período de 21 a 25 de novembro de 2017, a estimativa de chuva sobre o Brasil feita em supercomputadores mostra claramente a concentração das áreas de chuva entre o Norte, o Centro-Oeste e o Sudeste. Muitos locais podem acumular mais de 100 mm em apenas 5 dias.

 

 

Estimativa de chuva sobre o BR de 21 a 25 de novembro 2017

 

 

RJ acumula mais de 100 mm em 24h

 

Este padrão de precipitação sobre o Brasil poderá persistir até os primeiros cinco dias de dezembro, com algumas variações de intensidade e de posição sobre o país.

 

 

Fique de "Olho no Céu" e participe do concurso cultural da Climatempo