Condições são favoráveis ao desenvolvimento das lavouras

CompartilharsocialIconsocialIconsocialIcon

A frente fria que está sobre o Espírito Santo mantém uma linha de instabilidade sobre grande parte da região central e norte do Brasil.

 

satelite-br20

 

Ao longo desta sexta-feira (24), deverão ocorrer pancadas de chuva em grande parte das regiões norte de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Espírito Santo e em boa parte do Matopiba, Pará e Rondônia. Já em toda metade sul do Brasil, o tempo seguirá aberto e sem previsão para chuva, a não ser em alguns pontos muito isolados do Mato Grosso do Sul.

 

Ao longo do final de semana, uma nova frente fria estará avançando pelo Sul do Brasil, onde irá fortalecer as linhas de instabilidade e com isso, há previsão de novas pancadas de chuva em grande parte do país durante não só o final de semana, mas também na segunda-feira (27). Somente a metade sul do Rio Grande do Sul é que o tempo fica mais aberto e sem chuva.

 

A tendência é que essas chuvas, mesmo que irregulares sobre grande parte do Brasil, ao longo dos próximos 4 dias irão possibilitar uma manutenção da umidade do solo com condições favoráveis ao desenvolvimento das lavouras. Porém, como serão chuvas irregulares, ainda existirão alguns micro bolsões que continuarão sob estresse hídrico. O mesmo estará ocorrendo com as áreas de soja da metade sul do Rio Grande do Sul, onde a ausência de chuvas nesses últimos dias já começa a trazer não só preocupação aos produtores, mas condições desfavoráveis à continuidade do plantio da soja.

 

No final da semana que vem, uma nova frente fria estará avançando sobre a região Sul do Brasil e este nova sistema estará provocando chuvas sobre todo o Rio Grande do Sul e avançando sobre a Região Sudeste e assim, organizando novamente linhas de instabilidade, nas quais deixará boa parte do Brasil com tempo instável e com previsão de chuva mantendo assim, grande parte das áreas produtores em boas condições de desenvolvimento.

 

Leia também: Qual o impacto do La Niña para o produtor rural

Veja como a informação meteorológica pode ajudar a tomar a decisão dentro do campo:

Previsão do tempo para 15 dias com análise do estado e impacto das condições previstas na cultura