Chuva de novembro supera a média em várias capitais brasileiras

27/11/2017 às 13:20
por Josélia Pegorim

Atualizado 28/11/2017 às 14:54

Oferecimento
Previsão é de mais chuva para o Sudeste e para o Centro-Oeste até o fim do mês

* Total de chuva acumulado em Brasília de 1 a 27 de novembro foi corrigido.

 

Ainda faltam alguns dias para o mês acabar e a chuva de novembro já supera a média em várias capitais brasileiras das Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No caso de Goiânia e de Brasília, a chuva forte do fim de semana foi decisiva para elevar o acumulado mês acima da média. Em São Paulo isto ocorreu por causa chuva volumosa da madrugada e manhã desta segunda-feira. Durante o fim de semana também choveu forte em Porto Alegre.

 

 

Região Centro-Oeste

Três das quatro as capitais do Centro-Oeste já acumularam mais chuva do que a média normal para novembro. Até a manhã do dia 27 novembro, a maior anomalia positiva era observada em Cuiabá. O Instituto Nacional de Meteorologia registrou 190,2 mm, valor que supera a média de novembro em 23%. Porém, a maior quantidade de chuva acumulada em 27 dias foi em Goiânia, 255,2 mm, total que já está 16% acima da média do mês. Em Brasília, choveu 251,6 mm no período, valor que já está 6% acima da média. Em Campo Grande, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, choveu 233,2 mm, 13% acima da média para o mês que é de 207 mm.

 

A semana segue com pancadas de chuva frequentes em todas as capitais do Centro-Oeste e pode chover com moderada a forte intensidade.

 

Região Sul

Na Região Sul, a maior diferença positiva está em Porto Alegre. Em 27 dias, a capital gaúcha acumulou 150,0 mm, valor que está 44% acima da média para novembro. Entre os dias 25 e 26 de novembro choveu 63,1 mm. A chuva de novembro em Curitiba estava 4% acima da média na manhã do dia 27 e em Florianópolis, o acumulado deste mês estava 4% abaixo da média.

 

Não há expectativa de mais de chuva para Porto Alegre até o fim do mês. Curitiba pode ter garoa e em Florianópolis há condições para chuva fraca a moderada.

 

Região Sudeste

Na Região Sudeste, a chuva de novembro já superou a média do mês em São Paulo e no Rio De Janeiro. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, em São Paulo choveu 158,6 mm do dia 1 até 10 horas do dia 27 de novembro, valor que está aproximadamente 9% acima da média. No Rio de Janeiro, a chuva de novembro superou a média no ponto de medição do Alto da Boa Vista, que acumulou 231,2 mm em 27 dias e a média é de 169,0 mm. A estação em Realengo acumulou 116,5 mm e a média é de 110,6 mm.

 

Em Belo Horizonte e em Vitória, a chuva de novembro ainda não alcançou a média. A capital mineira está até próxima de atingir a média, pois o acumulado em 27 dias foi de 179,5 mm, a média é de aproximadamente 228 mm e tem previsão de chuva frequente até o fim do mês. Em Vitória, a anomalia negativa ainda é alta, pois a chuva de novembro está 46% abaixo da média. Em 27 dias, o Instituto Nacional de Meteorologia registrou 92,0 mm de chuva, sendo que a média é de 170,5 mm.

 

A semana segue com áreas de instabilidade sobre o Sudeste, mas a chance de chover em São Paulo é baixa. Pode chover com moderada a forte intensidade no Rio de Janeiro, mas especialmente em Vitória e em Belo Horizonte.

 

 

Foto de Rogério Malmesi, Curitiba (PR)

 

#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!

 

seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.

 

Notícias - informações importantes do tempo e do clima

 

Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio

 

Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

24°
min

33°
max

25mm / 90%

Florianópolis - SC

23°
min

27°
max

5mm / 90%