Oferecido por
O centro-sul de Mato Grosso do Sul passou a manhã da quinta-feira, 30 de novembro, debaixo de temporais. No período de 6 horas choveu de 40 mm a quase 70 mm em várias localidades. A chuva intensa veio com nuvens muito carregadas que cresceram sobre o Paraguai e avançaram para o Mato Grosso do Sul.
Entre 6 horas e o meio-dia, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais registrou 65,6 mm em Maracaju e 64,6 mm em Dourados. No mesmo período, o Instituto Nacional de Meteorologia mediu 48,6 mm em Amambai e em Bela Vista, 45,6 mm em Rio Brilhante, 44,8 mm em Juti, 40,6 mm em Ivinhema e 30,6 mm em Ponta Porã.
Na capital, Campo Grande, as primeiras pancadas de chuva começaram por volta das 9 horas (local) e a chuva persistia no começo da tarde.
As áreas de instabilidade estão se espalhando pelo Mato Grosso do Sul e a chuva forte avança para o centro-norte do estado. Com esse deslocamento, a chuva tende a enfraquecer no sul de Mato Grosso do Sul, mas as outras regiões estão sujeitas a tempestades no decorrer da tarde e noite de hoje.
Dezembro começa com muita chuva
A população de Mato Grosso do Sul deve ficar atenta para mais eventos de chuva forte e volumosa nos próximos dias, que podem causar transtornos como alagamentos nos centros urbanos.
Nos primeiros dias de dezembro de 2017, a circulação de ventos sobre a América do Sul vai estimular a formação de muitas áreas de instabilidade sobre o Centro-Oeste do Brasil de forma geral. A previsão é de que chova de 100 mm a 150 mm em 5 dias em praticamente todo o estado, o que representa mais da metade da média de chuva normal para dezembro.
Chuva prevista para o Centro-Oeste do Brasil de 1 a 5 de dezembro de 2017
O mapa abaixo mostra a média de chuva normal para dezembro no Centro-Oeste do Brasil
Climatologia de chuva do Centro-Oeste do Brasil para dezembro
Foto de Fernando Flores, Vicentina (MS)
#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!
O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.
Notícias - informações importantes do tempo e do clima
Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio
Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática