Com Alta da Bolívia, mas sem ZCAS

04/12/2017 às 21:18
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Grande concentração de umidade persiste sobre o Brasil e gerando muita chuva

A Zona de Convergência do Atlântico Sul, ZCAS na forma abreviada, é um dos mais importantes sistemas meteorológicos do verão no Brasil e responsável por grandes volumes de chuva especialmente sobre os estados do Sudeste, do Centro-Oeste e da porção sul da Região Norte. Mas dependendo de seu posicionamento, que pode mudar de um ano para outro, estados do Nordeste e até do Sul do Brasil podem ser beneficiados com a chuva e uma ZCAS.

 

A formação da ZCAS ocorre basicamente pela combinação da circulação da Alta da Bolívia (alta pressão atmosférica - circulação anti-horária - em torno de 10 mil metros de altitude), com um cavado ou um VCAN - vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera - os dois sistemas com circulação horária, e frentes frias no litoral da Região Sudeste.

 

Entenda como a ZCAS se forma

 

 

BR-anima-20-11-17-ZCAS-se-forma

Animação de imagens de satélite mostra a presença da ZCAS sobre o Brasil em 20/11/17

 

 

Se tivermos uma ZCAS, certamente teremos atuação da Alta da Bolívia, mas só a presença da Alta da Bolívia não nos permite dizer que temos uma ZCAS. Como próprio nome sugere, a ZCAS é uma zona de convergência de umidade. A combinação da circulação dos ventos de vários sistemas meteorológicos força a concentração de umidade e calor sobre o país, o que gera muita nebulosidade e chuva por vários dias consecutivos, em muitas regiões do país. Mas esta concentração de umidade pode ocorrer com a combinação de outras circulações. É o que devemos observar nos próximos dias sobre Brasil a atuação persistente da Alta da Bolívia, baixas pressões em superfície e nos níveis mais baixos da atmosfera e cavados em níveis médios se combinam para manter as condições para muita chuva.

 

 

 

 

A chuva do fim de outubro também não foi ZCAS, mas apenas uma situação favorável da Oscilação de Madden-Julian.a chuva de meados de novembro foi atribuída a formação de episódio de ZCAS. Nos próximos dias teremos muita nebulosidade, muita chuva até a chegada do verão, no dia 21 de dezembro, mas sem ZCAS sobre o Brasil.

 

Confira como vai ficar a chuva sobre o Brasil até o dia 19/12/17