Maior chuva de meteoros do ano ocorre na madrugada desta quinta

13/12/2017 às 16:15
por Angela Ruiz

Atualizado 13/12/2017 às 18:27

Oferecimento
Saiba em qual Região do Brasil o tempo irá favorecer a observação

A partir das 21h30 desta quarta-feira,  horário de Brasília, todo o mundo inclusive o Brasil terá condições de acompanhar a maior chuva de meteoros do ano. No Brasil, a melhor visibilidade acontece a partir da meia-noite avançando pela madrugada da quinta-feira, 14 de dezembro.

 

De acordo com a Nasa, a chuva de meteoros da constelação Gêmeos (Geminidas) poderá ser visualizada a olho nu, mas adverte que o céu mais limpo facilita a visualização. Ainda de acordo com a instituição, a previsão é de cerca de um meteoro por minuto, ou seja, 60 por hora, podendo chegar a 100 meteoros por hora. Nas grandes cidades, deve ser possível ver apenas cerca de 10 por hora ou menos, já que nestes grandes centros há muita iluminação artificial.  Veja abaixo a previsão do tempo e quais as condições para a observação:

 

Região Sul: Todo o Sul do Brasil terá condições atmosféricas para a observação da chuva meteoros. O tempo mais aberto é proporcionado também pelo ar seco que inibe a formação de muitas nuvens de chuva. A madrugada desta quinta-feira, 14 de dezembro, deve ser com poucas muitas por quase todo Sul do Brasil. Durante a noite não faz frio e a temperatura fica agradável ao ar livre.

 

Região Sudeste: A maior parte do Sudeste tem tempo instável com muita nebulosidade e chuva na noite desta quarta-feira e madrugada da quinta-feira, 14 de dezembro, o que vai prejudicar a observação da chuva de meteoros na maioria das áreas da Região.

Temperaturas amenas ao longo da noite e da madrugada e o predomínio de pouca nebulosidade no céu irão contribuir para a visualização da chuva de meteoros no  interior paulista, no Sul de Minas e até em áreas do Triângulo Mineiro. Na Grande São Paulo, no litoral paulista, nos Vales do Ribeira e do Paraíba, no Grande Rio e no estado do Rio De Janeiro e na Zona da Mata Mineira, será difícil apreciar a chuva de meteoros por causa da formação de névoa e de muitas nuvens na madrugada. Vale lembrar que nos grandes centros, a luminosidade artificial, ou seja, a grande quantidade de luzes torna a visualização muito prejudicada.

 

Região Centro-Oeste: Tempo firme em Mato Grosso do Sul. Pouca nebulosidade e ótimas condições atmosféricas para observação, inclusive em Campo Grande. As pequenas áreas de chuva que cresceram no fim da tarde desta quarta-feira tendem a se dissipar.  A maioria das áreas de Goiás, Distrito Federal e o centro-norte de Mato Grosso terão uma noite com muita instabilidade e chuva o que dificulta a visualização. Há uma chance média de apreciação da chuva de meteoros no oeste e sul de Mato Grosso, incluindo Cuiabá e no sul de Goiás. A nebulosidade nestas áreas não deve cobrir todo o céu.

 

Região Nordeste: Apesar da variação de nuvens na faixa entre o litoral do Rio Grande do Norte e de Pernambuco a condição atmosférica será favorável para a observação da chuva de meteoros no Ceará, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, inclusive no interior e sertão nordestino. Bahia, Maranhão e Piauí, por causa da grande quantidade de nuvens carregadas e da chuva podem ter dificuldade em observar o fenômeno.

 

Região Norte: Muitas áreas de instabilidade que cobrem o Norte do Brasil provocam chuva na noite desta quarta-feira. Há inclusive risco de chuva que pode vir com forte intensidade sobre o Tocantins, centro-sul e leste do Pará. Na maior parte do Norte com a grande quantidade de nuvens espalhadas pelo céu a observação pode ficar prejudicada. A melhor condição deve ocorrer em Boa Vista (RO) que terá uma chance maior para observar a chuva de meteoros.

 

 

 

 

Leia também: Nuvem rara é observada na cidade de Minas Gerais

A previsão do tempo vai acabar no Brasil?

 

 

NOTÍCIAS DOS USUÁRIOS

por Allison Pires dos Santos
06/11/21 às 08:09

chuvarada

tarde de muita chuva e alagamentos em slz

por Rafael Oliveira
06/03/21 às 07:36

Frio em Curitiba!

Noite de frio em Curitiba!
Tarde com sol

por Santos Albuquerque
06/03/21 às 02:18

Tarde com sol

Calor na Capital
ENVIE SUA FOTO OU NOTÍCIA

CIDADES RELACIONADAS

Cuiabá - MT

18°
min

31°
max

0mm / 0%

São Paulo - SP

11°
min

19°
max

0mm / 0%