Oferecido por
A Climatologia mostra que a maior parte da chuva do ano no estado de São Paulo ocorre nos meses de primavera-verão. As médias de chuva para os meses de janeiro, dezembro e fevereiro, nesta ordem, são as mais elevadas do ano. Em média, os meses de fevereiro e de março, o fim do verão, são os mais quentes do ano.
Como ocorre em toda a Região Sudeste, a renovação das reservas de água para o abastecimento nas cidades, para a produção agrícola e para a maior parte da geração de energia depende do desempenho da chuva do verão. Verão com menos chuva do que o normal significa risco de falta de água no restante do ano, mais calor do que o normal, maior gasto com ar condicionado, mas também menos problemas com perdas de vidas por causa de enchentes, deslizamentos de terra e de raios.
Uns preferem o excesso de chuva outros o calor acima do normal. A previsão para o verão 2018 no estado de São Paulo sinaliza que a estação começa com muita chuva, mas na sua maior parte terá o sol forte e irregularidade na chuva. Os temporais ocorrem em todos os meses, mas a maior preocupação é com a chuvarada de janeiro.
Temperatura
De forma geral, a temperatura em janeiro fica próxima da normalidade no estado de São Paulo. Será um mês com muitos dias abafados, mas o excesso de nebulosidade e de chuva vai evitar a ocorrência de temperaturas muito altas.
Já em fevereiro e em março, com a expectativa de chuva abaixo da média, a temperatura tende a ficar dentro ou acima da média. A sensação de calor será grande.
Cidade de São Paulo
Na cidade de São Paulo, o mês janeiro terá poucos dias com temperatura acima do
s 30°C refletindo o excesso de nebulosidade e de chuva. Em média, o mês mais quente do verão deve ser fevereiro. Em março, as tardes também vão ficar um pouco mais quentes do que o normal.
O verão começa oficialmente às 14h28 do dia 21 de dezembro de 2017 e vai até às 13h15 do dia 20 de março de 2018.
Confira 5 destaques para o verão 2018 no estado de São Paulo
Destaques dos verão 2018 em SP
Confira a tendência climática do verão 2018 para a Região Sudeste
Foto de Nilton Benedito, Taboão da Serra (SP)