5 destaques do verão 2018 em SP

20/12/2017 às 15:48
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba como deve se comportar a chuva e a temperatura no estado na estação

A Climatologia mostra que a maior parte da chuva do ano no estado de São Paulo ocorre nos meses de primavera-verão. As médias de chuva para os meses de janeiro, dezembro e fevereiro, nesta ordem, são as mais elevadas do ano. Em média, os meses de fevereiro e de março, o fim do verão, são os mais quentes do ano.

 

Como ocorre em toda a Região Sudeste, a renovação das reservas de água para o abastecimento nas cidades, para a produção agrícola e para a maior parte da geração de energia depende do desempenho da chuva do verão. Verão com menos chuva do que o normal significa risco de falta de água no restante do ano, mais calor do que o normal, maior gasto com ar condicionado, mas também menos problemas com perdas de vidas por causa de enchentes, deslizamentos de terra e de raios.

 

Uns preferem o excesso de chuva outros o calor acima do normal. A previsão para o verão 2018 no estado de São Paulo sinaliza que a estação começa com muita chuva, mas na sua maior parte terá o sol forte e irregularidade na chuva. Os temporais ocorrem em todos os meses, mas a maior preocupação é com a chuvarada de janeiro.

 

Temperatura

De forma geral, a temperatura em janeiro fica próxima da normalidade no estado de São Paulo. Será um mês com muitos dias abafados, mas o excesso de nebulosidade e de chuva vai evitar a ocorrência de temperaturas muito altas.

Já em fevereiro e em março, com a expectativa de chuva abaixo da média, a temperatura tende a ficar dentro ou acima da média. A sensação de calor será grande.

 

Cidade de São Paulo

Na cidade de São Paulo, o mês janeiro terá poucos dias com temperatura acima do

s 30°C refletindo o excesso de nebulosidade e de chuva. Em média, o mês mais quente do verão deve ser fevereiro. Em março, as tardes também vão ficar um pouco mais quentes do que o normal.

 

O verão começa oficialmente às 14h28 do dia 21 de dezembro de 2017 e vai até às 13h15 do dia 20 de março de 2018.

Confira 5 destaques para o verão 2018 no estado de São Paulo

 

 

Destaques dos verão 2018 em SP

 

 

 

Confira a tendência climática do verão 2018 para a Região Sudeste

 

 

 

Foto de Nilton Benedito, Taboão da Serra (SP)

CIDADES RELACIONADAS

São Paulo - SP

18°
min

23°
max

15mm / 90%