Tendências para o verão 2018 no RJ

20/12/2017 às 21:37
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Saiba qual será o mês mais quente e o mais chuvoso

O verão começa oficialmente às 14h28 do dia 21 de dezembro de 2017 e vai até às 13h15 do dia 20 de março de 2018.

No estado do Rio De Janeiro, como em praticamente toda a Região Sudeste do Brasil, o verão é a estação onde normalmente as pancadas de chuva são mais frequentes e fortes. Em um verão normal, deslizamentos de encostas são comuns na região serrana fluminense, na Baixada Fluminense, no Grande Rio, ou no litoral sul do estado, região de Paraty e de Angra dos Reis.

 

Além das pancadas de chuva típicas de dias quentes e úmidos, que em geral ocorrem no fim da tarde e à noite, durante os meses de verão, o tempo no estado do Rio de Janeiro pode ser determinado por frentes frias, pelas grandes áreas de instabilidade de Zonas de Convergência de Umidade (ZCOU) ou da Zona da Convergência do Atlântico Sul, a ZCAS, e pelo sistema de alta pressão atmosférica conhecido como Alta Subtropical do Atlântico Sul, a ASAS.

Em um verão, estes três principais sistemas meteorológicos podem atuar sobre o estado do Rio de Janeiro em diferentes períodos da estação. Porém, alguns verões são mais influenciados pela ZCAS e outros pela ASAS. A ZCAS dá a chuva volumosa e a ASAS tira a chuva e faz o calor aumentar muito.

 

Como a ZCAS se forma?

 

Muitos cariocas e fluminenses torcem para que os ventos frescos de origem polar sejam frequentes durante o verão, para aliviar o calor que é normal e mais intenso no estado do Rio nesta estação. Mas o sol e o calor do verão, especialmente de janeiro e de fevereiro, são fundamentais para a saúde da economia fluminense.

O verão 2017/2018 terá o sol, o calor, os temporais, mas nem tudo estará na hora certa.

 

 

 

Cidade do Rio

O excesso de chuva em janeiro poderá causar vários problemas na cidade do Rio de Janeiro e em diversos municípios do Grande Rio. O mês do "alto verão", como janeiro é conhecido no meio dos negócios do turismo, deve ter mais dias com mormaço do que com sol forte.

Mas com a expectativa de grande redução da chuva, o mês de fevereiro promete calorão na cidade do Rio, mesmo assim, não dá para descartar o risco de temporais em alguns dias. É o mês em que o Rio de Janeiro tem maior chance de registrar temperaturas extremas, até marcas em torno dos 40°C.

As condições para chuva em março serão maiores do que em fevereiro. A tendência é de um mês abafado, mas as temperaturas não devem alcançar marcas extremas.

 

Temperatura

Janeiro terá mais dias com muitas nuvens e chuva do que com sol forte. Por isso, não devemos ter calor extremo neste mês. Será um mês abafado, mas com muitos dias de mormaço.

Em fevereiro e em março, a tendência é de que a temperatura no estado do Rio de Janeiro fique dentro ou acima da média. A sensação de calor será grande.

 

Confira 5 destaques para o verão 2018 no estado do Rio de Janeiro

 

 

Destaques para o verão 2018 no estado do Rio de Janeiro

 

 

 

Foto de Hélio C. Vital, Rio de Janeiro (RJ)

CIDADES RELACIONADAS

Rio de Janeiro - RJ

22°
min

26°
max

20mm / 90%