Saiba o que é uma rajada de vento e os danos que ela pode causar

22/12/2017 às 19:38
por Josélia Pegorim

Oferecimento
Temporais de verão podem provocar chuva intensa e ventania. Veja como estimar a velocidade do vento pelos danos causados.

O vento é o movimento do ar.  O que chamamos de vento é resultado do deslocamento do ar. Quando o ar está quase "parado", não temos o vento. Esta é a situação da calmaria e nem a vegetação se movimenta.

 

O vento é diferente de rajada de vento. A rajada vem de um movimento brusco e repentino do ar. A rajada é um vento de curta duração, em geral com menos de 20 segundos, que tem velocidade pelo menos 18,5 km/h (10 nós) maior do que a média de velocidade que vinha sendo sendo observada antes dela acontecer. Rajadas de vento podem ser suficientemente fortes para arrancar certas árvores do chão!

 

Rajada de Cb

As nuvens do tipo cumulonimbus (Cb, na forma abreviada), se formam facilmente nos meses de verão por causa da grande disponibilidade de calor e de umidade na atmosfera. São elas que trazem os temporais.  

As nuvens Cb podem provocar rajadas de vento muito fortes! Durante a passagem destas nuvens é comum a ocorrência de chuva forte, de raios e temos o barulho dos trovões. Também pode ocorrer a queda de pedras de gelo, que é o granizo, e ventar muito forte. As rajadas de vento provocadas pelas nuvens cumulonimbus, rajadas de Cb, podem até passar dos 100 km/h! Por isso estas nuvens podem causar muita destruição.

 

Conheça a nuvem que provoca os temporais

 

 

Dependendo da velocidade, as rajadas de vento provocadas por nuvens cumulonimbus podem destelhar casas, arrancar placas de propaganda, quebrar galhos grandes de árvores e até arrancar algumas árvores pela raiz.

A escala internacional de vento conhecida como escala Beaufort foi originalmente criada pelo irlandês Francis Beaufort (1774 - 1857), que foi capitão e hidrógrafo na Marinha Real Britânica. Esta escala associa uma velocidade de vento de acordo com o efeito sobre a superfície do mar e nas velas dos veleiros usados na navegação marítima na sua época. Posteriormente foi feita uma correspondência da escala Beaufort para a superfície terrestre.

Veja como é a estimativa da velocidade do vento através dos danos causados em superfície e do estado do mar.

 

 

Velocidade do vento e danos associados de acordo com a escala Beaufort

 

 

Dicas para perceber a chegada do temporal na praia

 

 

Dowburst, macroburst, microburst e tornados

Algumas nuvens cumulonimbus podem provocar ventanias especiais como downburst, macroburst, microburst e tornados. Todos estes são fenômenos especiais associados com as intensas rajadas de vento das nuvens de tempestade.

 

 

 

Diferença entre tornado, downburst, microburst e macroburst

 

 

O anemômetro é o instrumento que mede a velocidade e a direção do vento. O anemógrafo é um aparelho que mede e registra a velocidade e a direção do vento. Por causa da limitação deste aparelho, nem sempre conseguimos medir efetivamente a velocidade do vento, pois o aparelho pode até ser destruído pela força do vento. Mas é possível estimar a velocidade pelos danos causados em superfície.

 

Conheça 10 ventos tão especiais que receberam até um nome