Oferecido por
A primeira semana de 2018 será marcada pelo tempo quente e úmido no estado do Rio De Janeiro. O fluxo de ventos é todo proveniente da região amazônica, transportando essa umidade para o Sudeste do Brasil. No mapa abaixo, a seta vermelha indica os ventos de noroeste, ou seja, ventos que vêm do Norte para o Sudeste do País.
Um sistema de baixa pressão (indicado no mapa acima pela letra B) vai se afastando para o oceano entre o domingo e a segunda-feira, primeiro dia de 2018, e dá lugar a um sistema de alta pressão (indicado no mapa acima pela letra A). Os ventos dessa alta pressão chegam ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira e diminuem um pouco o calor. Na capital, a temperatura atingiu 34ºC no domingo (31) na região do aeroporto Santos Dumont. Para esta segunda-feira (01) a previsão é de máxima de 31ºC. Ainda há previsão de chuva a partir da tarde, mas o risco de temporais é baixo na capital. O interior ainda pode ter chuva forte.
A partir de terça-feira, o calor volta a aumentar. Os dias serão de sol entre nuvens, com pancadas de chuva típicas de verão entre a tarde e a noite. Até a quarta-feira (03 de janeiro), o calor vai chegar perto dos 40ºC no Grande Rio. A tendência é que uma grande instabilidade, associada a uma frente fria no mar e a uma área de baixa pressão no continente, traga chuva forte e queda de temperatura para a quinta e a sexta-feira.