Oferecido por
As áreas de chuva forte já voltaram a se espalhar pelo Sul do Brasil neste início de 2018 e a chuva aumenta nesta terça-feira (2). O Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná ficam em alerta para muita chuva, que pode ser forte com potencial para provocar alagamentos.
A chuva se espalha por várias áreas do estado do Paraná na manhã desta terça-feira e já caiu forte. Segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), foram quase 50 mm em Cidade Gaúcha (PR) no período de três horas. Entre às 10 horas de segunda-feira (1) e às 10 horas desta terça, o acumulado chegou a 108,8 mm, o maior volume de chuva do Brasil neste período de 24 horas.
Em Maringá e Icaraíma, os volumes de chuva também se aproximaram dos 50 mm só no período entre às 7 horas e às 10 horas da manhã.
Foto: Marcos José Santana. Cidade Gaúcha/PR.
Chuva forte e volumosa
Uma área de baixa pressão atmosférica que atua entre o Paraguai e o norte da Argentina fica mais forte nesta terça-feira e vai favorecer a formação de nuvens de tempestades. A situação é de tempo severo com risco de fortes rajadas de vento de até 100 km/h. Especialmente o Paraná, Santa Catarina e o centro-norte do Rio Grande do Sul terão chuva desde cedo, com risco de temporais a qualquer momento do dia.
A terça-feira também fica em atenção para chuva de forte intensidade nas regiões metropolitanas de Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba.
Apenas na fronteira com o Uruguai e na região da Campanha, a chuva vai parando e não há alerta para terça-feira.
Tendência para a semana
Paraná e Santa Catarina ainda terão pancadas de chuva na quarta-feira (3) e os temporais diminuem sobre todo o Sul na quinta-feira (4). A trégua será temporária, pois uma nova frente fria já é esperada para o próximo fim de semana.