Oferecido por
O ano de 2018 começou com características típicas do verão no estado de Minas Gerais: ar abafado, muitas nuvens e muitas pancadas de chuva. No começo da tarde da quinta-feira, 4 de janeiro, chovia com moderada a forte intensidade sobre diversas regiões da Grande Belo Horizonte, da Zona da Mata Mineira, no Triângulo, no Noroeste Mineiro também no Vale do Rio Doce. A passagem de uma frente fria pelo litoral do Rio De Janeiro e do Espírito Santo intensificou novamente as áreas de instabilidade que já estavam sobre Minas Gerais. Além de Minas, os estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo também sentiram o aumento da frequência e da quantidade de chuva por causa desta frente fria.
Risco de chuva forte nesta sexta
Esta frente fria se afasta do litoral capixaba nesta sexta-feira, mas as áreas de instabilidade vão continuar bastante ativas sobre Minas Gerais deixando todo o estado com muita nebulosidade e pancadas de chuva frequentes. O tempo fica muito instável nesta sexta-feira, com previsão de chuva várias vezes durante o dia em todas as regiões mineiras. Há risco de chuva moderada a forte inclusive na região da Grande Belo Horizonte.
Influência da ASAS
As condições para chuva tendem a diminuir sobre o centro-norte e o leste de Minas Gerais a partir do sábado, 6 de janeiro, por causa da intensificação do sistema de alta pressão atmosférica conhecido como ASAS - Alta (pressão) Subtropical do Atlântico Sul. A ASAS diminui a umidade do ar, a nebulosidade e as condições para a chuva. Regiões como o Vale do Rio Doce e do Vale do Jequitinhonha já não devem ter mais chuva no sábado. No domingo e na segunda-feira, 8 de janeiro, o noroeste mineiro também deve ficar com tempo seco.
Porém, nas regiões próximas a São Paulo como o Sul de Minas e o Triângulo Mineiro, as condições para chuva tendem a aumentar no fim de semana. Veja como fica a previsão para Minas Gerais para os próximos dias.
Chuva em Belo Horizonte
O dia 1 até por volta das 14 horas do dia 4 de janeiro, o Instituto Nacional de Meteorologia já registrou aproximadamente 90 mm de chuva na região da Pampulha, em Belo Horizonte, o que representa cerca de um terço da média normal de chuva para janeiro.
A Grande Belo Horizonte vai continuar tendo pancadas de chuva nos próximos dias e ainda pode chover com moderada a forte intensidade nesta sexta-feira e no sábado, 6 de janeiro, mas a tendência é que as pancadas de chuva fiquem mais esporádicas entre o domingo e a terça-feira.
Foto de Dora Oliveira, Governador Valadares (MG)
#Fotografeotempo! A sua foto poderá ficar em destaque. Participe!
O seu vídeo pode ser divulgado no nosso canal do Youtube, no site e nas redes sociais. É só gravar a condição do tempo e mandar para o nosso Whatsapp: 11 9 9420-7548.
Notícias - informações importantes do tempo e do clima
Agroclima Pro: produtividade e redução de custos para o seu negócio
Climatempo Consultoria: monitoramento, planejamento, previsão climática